Catapultas eletromagnéticas e armamentos: China lança novo porta-aviões, o mais avançado do país; veja vídeo

 

Fonte:


O porta-aviões Fujian, o mais moderno já construído pela China, entrou oficialmente em serviço após uma cerimônia de comissionamento supervisionada pelo presidente Xi Jinping, na província de Hainan. O navio é o terceiro porta-aviões do país e o primeiro totalmente projetado e fabricado na China, marcando um avanço tecnológico e estratégico para a marinha chinesa.

Filipinas soma mais de 140 mortes após passagem do tufão Kalmaegi, que chega ao Vietnã; veja vídeos

Segundo a rede BBC, é equipado com catapultas eletromagnéticas, o Fujian pode lançar aeronaves a velocidades mais altas e com maior carga de armamentos e combustível, o que amplia o alcance e a eficácia em operações de combate. O sistema é semelhante ao utilizado pela Marinha dos Estados Unidos — até agora, o único outro país do mundo a adotar essa tecnologia.

Veja o navio:

Initial plugin text

Segundo a mídia estatal, o Fujian é capaz de lançar três tipos diferentes de aviões, o que lhe confere versatilidade em missões de defesa e ataque. A embarcação é considerada mais poderosa que seus antecessores, o Liaoning e o Shandong, ambos construídos com base em projetos russos.

Durante a cerimônia, Xi Jinping percorreu o convés do navio e ouviu relatórios sobre seu desempenho em testes no mar. O líder chinês, que teria tomado pessoalmente a decisão de implementar a tecnologia de catapultas eletromagnéticas, foi saudado por marinheiros que gritaram em uníssono: “Sigam as ordens do partido, lutem para vencer e mantenham uma conduta exemplar!”