Casa de Artes de Paquetá recebe no feriado último dia de oficinas gratuitas de teatro, dança, canto e arteterapia
O Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA), que oferece oficinas livres de teatro, dança, canto e arteterapia, encerra nesta terça-feira (20), feriado do Dia de São Sebastião, seu ciclo de oficinas gratuitas de formação continuada na Ilha de Paquetá. Idealizada pela atriz e educadora Jessyca Meyreles, a iniciativa foi contemplada pelo Edital "Pró-Carioca", programa de fomento à cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Há 16 dias no hospital, Benedito Ruy Barbosa apresenta 'boa evolução' clínica e ganha previsão de alta
Mulher de Pedro, do 'BBB 26', se pronuncia após assédio cometido pelo participante: 'Não haverá conversa'
Projeto de oficinas gratuitas na Casa das Artes de Paqueta
Divulgação
"Essas oficinas funcionam como um processo de construção coletiva, com a proposta de democratizar o compartilhamento de técnicas que reúnem saberes de mestres nacionais e internacionais", afirma Jessyca.
Segundo a idealizadora, o "UTA" busca desenvolver a consciência da integração entre corpo, mente e voz por meio de jogos de cena, corpo e canto, além da arteterapia. As atividades incluem ainda técnicas de oratória e retórica, como projeção vocal e embocadura cênica.
Projeto de oficinas gratuitas na Casa das Artes de Paqueta
Divulgação
"É importante destacar que, ao longo do projeto, os alunos desenvolvem habilidades de improvisação em diferentes jogos cênicos, técnicas de aprimoramento da interpretação e fortalecem a expressão individual e coletiva", explica a atriz e educadora.
O projeto ampliou, em 2026, a faixa etária do público atendido com o objetivo de alcançar uma parcela ainda maior da sociedade. Também passou a incorporar a arteterapia como suporte às aulas de improvisação, canto, dança e expressão corporal, a fim de potencializar o desenvolvimento dos participantes e de suas famílias. A iniciativa ainda busca incluir crianças neurodivergentes para promover maior diversidade e inclusão no processo formativo.
Projeto de oficinas gratuitas na Casa das Artes de Paqueta
Divulgação
As oficinas contam ainda com a participação de artistas indígenas como educadores. Entre eles está o professor Yumo Apurinã, responsável pelas aulas de interpretação e improvisação, reconhecido como fomentador de saberes tradicionais.
"Não é mais possível pensar as artes sem diversidade e sem a presença de minorias representativas. Pessoas historicamente enquadradas como minorias também consomem cultura e precisam fazer parte de todos os nossos planejamentos enquanto produtores", conclui Jessyca Meyreles.
Serviço
Encerramento do Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA)
Público: até 50 participantes, com idades entre 6 e 80 anos
Data: 20 de janeiro
Horário: 15h
Local: Casa das Artes de Paquetá – Praça de São Roque, 31, Campo, Paquetá (Praça do Padroeiro)
