Carioca 2026: entre os 'pequenos', Volta Redonda e Sampaio Corrêa são principais candidatos a surpreender
Reformulado para um formato de menos datas e mais dinamismo em 2026, o Campeonato Carioca se inicia podendo ampliar as chances para os clubes de menor expressão. Enquanto os quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) precisam dividir as atenções com a preparação para o Brasileiro, que se inicia no fim do mês, as oito demais equipes sonham em "furar a bolha" e ir longe no Estadual.
Consistentes nos últimos anos, Volta Redonda e Sampaio Corrêa puxam a fila de possíveis surpresas. Hoje, às 18h, a Portuguesa enfrenta o Flamengo, na abertura do torneio, em jogo adiantado da 5ª rodada, no estádio Raulino de Oliveira.
Boavista
Três vezes vice-campeão da Taça Guanabara (2011, 2018 e 2020), o Boavista, sob o comando do técnico Gilson Kleina, quer voltar a dar trabalho aos grandes do Rio nesta temporada. A SAF criada ano passado vem investindo em elenco, profissionais qualificados em todas as áreas de saúde e performance e estrutura — reformou o Centro de Treinamento, que conta com três campos. O objetivo é avançar às quartas de final, ir o mais longe possível no mata-mata e buscar a classificação à Série D do Brasileiro.
No gramado, a aposta está nos pés do atacante Berê, de 22 anos. Nascido em Nova Iguaçu e formado pelo clube de Saquarema, o jovem disputou as três últimas edições do Carioca e foi emprestado ao Bangu para a Série A2 do Estadual. Ele foi artilheiro do time e vice-artilheiro da competição.
Colocação em 2025: 8º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Bangu
Após uma campanha que levou ao rebaixamento no Cariocão de 2025, o Bangu voltou com a “faca nos dentes”, fez um choque de ordem administrativo. Melhorou o estádio, Moça Bonita, se aproximando de sua torcida e capacitou os seus profissionais na área de saúde. Tudo isso resultou na reconquista da vaga na elite fluminense ao vencer o Estadual A2.
Bangu é campeão da Série A2 do Carioca em 2025
Divulgação/X/Bangu
Para tentar se classificar à Série D do Brasileiro, o Bangu manteve 11 remanescentes do título, mas também trouxe reforços, como o zagueiro uruguaio Facundo Falcon, de 1,88m, formado na base do River Plate-URU, e a promessa haitiana Garrinsha, de 24 anos. Já acostumado ao Campeonato Carioca, por ter passado por times como Sampaio Corrêa, Pérolas Negras e o Petrópolis, Garrinsha ainda é um nome observado para a Copa do Mundo.
Colocação em 2025: 12º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Madureira
O Madureira chega ao Campeonato Carioca de 2026 com a missão de sempre: buscar uma campanha consistente e chegar às fases finais da competição. Após um 2025 de altos e baixos, a equipe tenta se consolidar como uma força competitiva no cenário estadual. No ano passado, o tricolor suburbano terminou a Taça Guanabara em sétimo, mas deu a volta por cima na Taça Rio, ficando com o vice-campeonato. O desempenho nas duas fases deixou o clube na sexta posição geral, mostrando que, mesmo com algumas dificuldades, o time ainda consegue brigar por posições de destaque.
Para 2026, a base do elenco mescla experiência e juventude. Um dos nomes mais conhecidos é o volante Rodrigo Lindoso, de 36 anos, que acumula passagens por Botafogo e Internacional.
Colocação em 2025: 6º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Portuguesa
Atual campeã da Copa Rio, a Portuguesa vai para o Carioca impulsionada por uma temporada cheia, já que conquistou vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil. O clube da Ilha do Governador completou 100 anos no fim do ano passado e olha para o futuro: vem ampliando o Estádio Luso-Brasileiro, mirando capacidade de até 14 mil pessoas.
Chay jogará pela Portuguesa em 2026
Matheus Sanches/Portuguesa
Para 2026, a Lusa trouxe de volta o meia-atacante Chay, de 35 anos, um dos destaques do time que foi terceiro colocado no Carioca de 2021, melhor campanha do clube no Estadual. Campeão da Copa Rio, o técnico Alex Nascif renovou contrato, bem como jogadores importantes como o atacante Uelber e o zagueiro Léo Cruz. O zagueiro Jadson, ex-Vasco, e o lateral-esquerdo Guilherme Santos, ex-Vasco e Botafogo, são outros reforços.
Colocação em 2025: 11º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Maricá
Depois de uma estreia na elite do futebol carioca na temporada passada sem muito brilho, o Maricá busca dar um passo adiante na campanha de 2026. Com a manutenção de uma base sólida e a chegada de alguns reforços pontuais e experientes, como o zagueiro Rafael Forster, o meia Octávio e o atacante Alex Azeredo — todos ex-Botafogo —, a equipe quer se consolidar na Primeira Divisão estadual e garantir vaga na Taça Rio.
Apesar dos reforços, a maior aposta do Maricá para o Campeonato de 2026 é a permanência de Pablo Thomaz, artilheiro da equipe na temporada passada e um dos principais nomes ofensivos do Tsunami. No comando técnico, o clube mantém a continuidade como um de seus principais trunfos e Reinaldo está em sua quarta temporada no comando.
Colocação em 2025: 10º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Nova Iguaçu
Com tantas contratações de medalhões para o Carioca, o Nova Iguaçu se destaca por construir um elenco de pouca mídia e muita disposição para seguir as ideias da comissão técnica, que está no comando há cinco anos.
A longevidade é o ponto forte dos Laranjas da Baixada. O vice-campeonato em 2024 para o Flamengo não foi um acaso. E mesmo a queda precoce no Carioca de 2025, não mudou o rumo de um trabalho permeado pelas escolhas de longo prazo.
Uma delas foi a permanência de um dos pilares da equipe, o meia ex-Botafogo Sidney, remanescente na campanha do vice-campeonato. Outro nome para agregar a uma possível nova surpresa foi o de Luan Capanni, ex-Lazio, da Itália, atacante ítalo-brasileiro de 1,90m, que se formou no italiano Milan.
Colocação em 2025: 7º
Expectativa: Chegar às quartas de final
Sampaio Corrêa
Quinto colocado no Carioca 2025, o Sampaio Corrêa busca voos mais altos nesta temporada. Com o técnico Alfredo Sampaio mantido no comando, a equipe se renovou com a contratação de 16 novos jogadores e vem se preparando desde novembro para a competição estadual.
Ex-Botafogo, Elias é destaque do Sampaio Corrêa
Jhonathan Jeferson/Sampaio Corrêa
O principal nome do elenco é o centroavante Elias, de 37 anos, velho conhecido da torcida do time de Saquarema. Um dos maiores goleadores da equipe da Região dos Lagos, o atacante vai para a sua sexta passagem no clube. Em 2023, ele foi o artilheiro da segunda divisão carioca, com sete gols, e ajudou o Sampaio Corrêa a conquistar a vaga na elite estadual.
Mais uma vez, o treinador vai contar com a larga experiência do atacante, que jogou ao lado de Seedorf no Botafogo.
Colocação em 2025: 5º
Expectativa: Chegar às semifinais
Volta Redonda
Semifinalista da temporada passada, o Volta Redonda quer fazer, novamente, uma boa campanha no Campeonato Carioca, mas tem outras prioridades para 2026. O principal objetivo do clube nesta temporada é conquistar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2027. Fazer uma boa campanha na Copa Sul-Sudeste e avançar nas fases da Copa do Brasil também estão nos planos do Tricolor de Aço.
Para isso, o clube contratou oito reforços e acertou a permanência de alguns jogadores importantes que atuaram na última temporada, como o lateral Wellington Silva, ex-Flamengo e Fluminense, e o capitão e ídolo Bruno Barra, de 39 anos. Quem comanda a equipe é o técnico Rodrigo Santana, ex-Atlético-MG, contratado no fim do ano passado.
Colocação em 2025: 3º
Expectativa: Chegar às semifinais
