Cantora japonesa é obrigada a sair do palco em meio a disputa diplomática entre Tóquio e Pequim

 

Fonte:


A cantora japonesa Maki Otsuki foi obrigada a interromper uma apresentação em pleno palco em Xangai, informou sua equipe de gestão, em um novo episódio da disputa diplomática entre Tóquio e Pequim.

Otsuki, conhecida pelo tema do popular anime One Piece, tinha previsto realizar dois shows, na sexta-feira e no sábado, no Festival Banday Namco 2025 em Xangai.

No entanto, “ela precisou interromper abruptamente sua apresentação devido a circunstâncias inevitáveis” na sexta-feira, “apesar de estar no meio do show”, publicou sua equipe administrativa no sábado em seu site.

Foi o caso mais recente de um evento cultural cancelado devido às tensões entre as duas maiores economias asiáticas.

China e Japão mergulharam em uma crise diplomática neste mês depois que a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugeriu que seu país poderia intervir militarmente diante de um eventual ataque chinês a Taiwan.

A China, que reivindica como seu território a ilha de regime democrático e não descarta assumir seu controle inclusive pela força, reagiu furiosamente à declaração de Takaichi e recomendou a seus cidadãos que não viajassem ao Japão.

O Festival Bandai Namco 2025 estava programado para continuar até domingo, mas os organizadores anunciaram na plataforma chinesa WeChat que todo o evento seria cancelado após “levar em consideração vários fatores”, informou a agência japonesa Kyodo News.

O popular grupo feminino japonês Momoiro Clover Z, que iria se apresentar no sábado no festival, também foi afetado.

Outros artistas cujos shows foram cancelados na China incluem a cantora pop Ayumi Hamasaki e a pianista de jazz Hiromi Uehara, segundo a Kyodo.

“Ainda acredito firmemente que o entretenimento deve ser uma ponte que nos conecta, e que eu devo ser a criadora dessa ponte”, publicou Hamasaki no Instagram após o cancelamento de suas apresentações em Xangai.