Botafogo encaminha contratação de técnico Martin Anselmí; conheça
Cinco dias depois de anunciar a saída de Davide Ancelotti, o Botafogo já definiu o seu treinador para a próxima temporada: o argentino Martín Anselmi, de 40 anos. O alvinegro encaminhou a contratação do ex-comandante do Porto, de Portugal, que assinará um vínculo de duas temporadas com a equipe carioca.
Diferentemente da maioria dos treinadores, Anselmi não foi jogador profissional e se formou em jornalismo na faculdade Tea y DeporTEA, em Buenos Aires, mas nunca exerceu a profissão. O argentino até jogou nas categorias de base do Ferro Carril Oeste, um clube argentino sediado no bairro de Caballito, na capital argentina, mas seu sonho mesmo era ser técnico de futebol.
Sua carreira começou nas categorias de base do Excursionistas, pequeno clube do bairro de Belgrano, em Buenos Aires, em 2015, mas ele logo deu um salto quando foi convidado por Gabriel Milito para se juntar à comissão técnica do Independiente no ano seguinte. Mais tarde, em 2017, Anselmi foi auxiliar técnico de Francisco Berscé em Atlanta.
No ano seguinte, o treinador saiu da Argentina e foi contratado para o time reserva do equatoriano Universidad Católica. Em 2019, Anselmi se tornou assistente de Miguel Ángel Ramírez no Independiente del Valle. Ele acompanhou o treinador no Internacional, em 2021, mas deixou o clube em junho, quando o técnico foi demitido.
Até que em 2022, Anselmi assumiu o seu primeiro time principal: o Unión la Calera, do Chile. O desempenho, no entanto, deixou a desejar. Ele foi demitido cinco meses depois com uma vitória em 11 jogos do campeonato chileno e deixou o clube em um acordo entre as partes.
Um mês depois, o treinador voltou ao Independiente del Valle, clube pelo qual havia sido auxiliar de Ramírez. Logo no primeiro semestre, conduziu a equipe ao título da Copa Sul-Americana, com vitória sobre o São Paulo na final em Córdoba, na Argentina. Ele também venceu a Recopa do ano seguinte, em pleno Maracanã, contra o Flamengo.
Ao todo, foram 63 partidas, com 36 vitórias, 10 empates e 17 derrotas no Independiente del Valle, clube que ele deixou em 2023, quando acertou com o Cruz Azul, do México. Na equipe mexicana, Anselmi foi finalista do torneio Clausura, mas perdeu a decisão para o América, do brasileiro André Jardine. Seu desempenho chamou a atenção de clubes da Europa e o treinador foi contratado pelo Porto, de Portugal.
Sua passagem na Europa não durou muito. Anselmi foi demitido menos de seis meses depois de sua chegada. A eliminação do Porto na primeira fase da Copa do Mundo de Clubes foi o estopim para a queda precoce do treinador em uma temporada recheada de críticas no Campeonato Português. No clube lusitano, foram 21 jogos, 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas.
Impressionou em entrevistas
Entrevistado no último domingo por John Textor e membros do departamento de futebol do Botafogo, Anselmi “impressionou” no papo, de acordo com fontes da SAF ouvidas pela reportagem do GLOBO.
A avaliação interna após a entrevista foi de que Martín Anselmi é um treinador com estilos táticos bem definido, e foi capaz de demonstrar isso nos vídeos apresentados aos dirigentes do Botafogo. Além disso, a cúpula de futebol alvinegra vê no argentino um forte poder motivacional, o que o torna capaz de fazer com que os jogadores sigam seu modelo de jogo de forma fiel. Isso era uma insatisfação na época de Davide Ancelotti, pois os diretores acreditavam que alguns jogadores abandonavam o plano estipulado na ansia de marcar gols ou ajudar a equipe.
Taticamente, Anselmi passou ser um treinador com ataque orientado e uma forte pressão no campo ofensivo. O objetivo é ter, mais do que um time apenas vertical, uma equipe que consiga construir jogadas ofensivas de forma coordenada e inteligente. Como se os movimentos se tornassem quase automáticos. Na pressão ofensiva, a ideia é a mesma: “armadilhas” reconhecíveis e bem estabelecidas, para que o movimento de subida seja coletivo.
