Bolsonaro volta a ter crises de soluço e vai passar por novo procedimento nesta segunda-feira
Mesmo tendo passado por um procedimento no sábado para conter os soluço, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a apresentar novos episódios de crise neste domingo, além de elevada pressão arterial. Para esta segunda-feira está prevista uma nova intervenção, chamada de de bloqueio do nervo frênico. No sábado ele fez o procedimento do lado direito e, agora, vai fazer do lado esquerdo.
O diafragma é controlado por esses dois nervos, mas a equipe médica explicou que não é aconselhável fazer o bloqueio dos dois ao mesmo tempo. Novas intervenções também não estão descartadas. Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, sob forte esquema de segurança, desde o dia 24 de dezembro e passou pela primeira cirurgia de hernia inguinal bilateral no dia 25 de dezembro. Ele segue com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia, de trombose venosa e cuidados clÃnicos.
Para conter as crises de soluço, os médicos tentaram primeiro uma intervenção com medicamentos, mas não houve resposta e no fim da semana Bolsonaro teve novas crises de soluço. Por isso a opção foi pelo bloqueio do nervo frênico que é um procedimento que reduz a atividade dessa parte e controla o diafragma. A intervenção é feita com anestesia local próximo ao nervo. No sábado, o procedimento durou aproximadamente 1 hora e a expectativa é que seja o mesmo tempo nesta segunda-feira.
Os médicos, porém, mantem a previsão de alta para essa semana, O prazo inicial era de 5 a 7 dias considerando o dia da internação, em 24 de dezembro. Depois do procedimento nesta segunda, Bolsonaro deve ficar 48 horas pelo menos em observação. A expectativa do médico é de que, depois desse tempo, ele já possa receber alta. O ex-presidente segue no quarto, está consciente, orientado e se alimenta normalmente.
Os médicos, porém, não descartam outras alternativas para cessar os soluços se esse procedimento de bloqueio do nervo frênico não for suficiente.
