Blindagens no Brasil sobem 25% em 2025 e batem recorde histórico

 

Fonte:


O Brasil bateu o recorde na quantidade de carros blindados pelo quinto ano seguido em 2025. Conforme dados aos quais a CBN teve acesso com exclusividade, quase 43 mil veículos foram blindados no ano passado, uma alta de quase 25% em relação a 2024. É o maior número desde que o levantamento começou a ser feito, em 1995, pela Abrablin, a Associação Brasileira de Blindagem.

São Paulo concentra oito em cada dez blindagens no país. Além da sensação de insegurança no estado, isso acontece porque São Paulo concentra o maior mercado de venda de carros e a maior quantidade de blindadoras do país, além da maior economia do país. Os índices de blindagem no Brasil já superam os de países como Estados Unidos e México.

Marcelo Silva, presidente da Abrablin, explica que a sensação de insegurança nas grandes capitais é o que tem aumentado tanto os pedidos de blinagens no país. É por isso que quase todas as blindagens no Brasil são do nível 3A, que protege contra armas curtas, como revólveres e pistolas, usadas em assaltos e sequestros-relâmpago:

"O que acontece na violência urbana hoje? É essa tentativa, ou a busca por objetos de valor, ou principalmente o celular, que hoje você tem acesso a bancos e tudo mais. Então, por conta disso, o tipo de assalto, o tipo de armamento utilizado, que são armas curtas de fácil de simulação, ou seja, é fácil de esconder, ninguém vai estar importando uma arma longa para assaltar um carro, para roubar a carteira ou o celular. Então, esse nível de blindagem está associado diretamente ao tipo de violência que temos no Brasil", afirma Silva.

Oito em cada dez carros blindagens são feitas em São Paulo. Para Marcelo Silva, a sensação de insegurança no estado contribui para isso. Mas, também pesam nessa equação a grande quantidade de concessionárias e de blindadoras na região:

"Capitais mais próximas, como o Rio de Janeiro, talvez, tem muitos empresários que buscam São Paulo para a blindagem do seu veículo, porque aqui ele encontra uma maior oferta, uma diversidade de empresa, de preços também. Então, muito desse volume de São Paulo, ele é ocasionado por pessoas de outros estados que vêm blindar o seu carro. Ele vem para São Paulo, compra o carro em São Paulo, talvez também por ter uma diversidade maior de oferta de veículos, e a blindagem ele acaba fazendo também em São Paulo, depois levando o carro para o seu local de origem", afirma o presidente da Abrablin.

Outro fator que acentuou a alta foi o crescimento de 139% nas blindagens de veículos oficiais ou de segurança pública.

A estimativa é de que o setor de blindagens no Brasil gere 120 mil empregos diretos e indiretos, além de ter movimentado cerca de R$ 3,5 bilhões por ano.