BETs são alvo de operação da PF por aliciar e escravizar brasileiros no exterior
A Polícia Federal faz uma operação contra uma organização criminosa que aliciava e escravizava brasileiros no exterior, além de coagir as vítimas a praticar crimes cibernéticos. Segundo as investigações, os brasileiros eram contratados por uma BET, que opera duas plataformas no Brasil. A justiça determinou a retirada do ar das duas plataformas de jogos. A CBN apurou que os sites operados no Brasil são a 6z e a Afun.
As investigações começaram após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, sendo cinco brasileiros, acusados de praticar crimes cibernéticos. A investigação revelou um esquema estruturado de recrutamento de vítimas por meio de redes sociais com promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em bets. Fora do país, eles eram submetidos a jornadas exaustivas, tinham os documentos retidos, não podiam mais sair, inclusive viviam sob vigilância armada.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A Justiça ainda determinou outras medidas cautelares, como bloqueio e sequestro de bens que superam R$ 400 milhões. O objetivo da operação é interromper as atividades criminosas, buscar responsabilizar os envolvidos e coletar mais provas para descobrir se há mais vítimas no esquema.
