Bateria da Volkswagen pode acabar com "ansiedade de recarga" em elétricos

 

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A Volkswagen deu início à fase de testes de uma bateria de estado sólido que, se aprovada, poderá colocar um ponto final em uma das maiores reticências apontadas pelos consumidores que ainda não se renderam aos carros elétricos: a “ansiedade de recarga”. ABVE: carros elétricos não têm mais risco de incêndio que os a combustão Recarga de carro elétrico por "delivery" já é realidade; entenda Uma matéria publicada no portal CarNewsChina revelou que a Gotion High-Tech, fabricante chinesa de baterias que fechou parceria com a montadora de carros, passou a produzir a Jinshi em escala piloto. A Jinshi é uma bateria totalmente de estado sólido, desenvolvida ao longo dos últimos oito anos. Apresentada em 2024, ela utiliza um eletrólito sólido à base de sulfeto, e conta com diversos avanços técnicos e inovações. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Segundo a Gotion, a célula atinge uma densidade energética de até 350 Wh/kg, número que é cerca de 40% superior ao das baterias normais. A segurança também é altíssima, de acordo com a empresa, com resistência a temperaturas extremas, esmagamento e perfuração. Células de bateria Jinshi tem até 40% a mais de densidade energética que as atuais (Imagem: Divulgação/Gotion High-Tech) Nova bateria promete autonomia e durabilidade surreais A nova bateria de estado sólido que vem sendo desenvolvida em parceria pela Gotion e a Volkswagen tem números impressionantes, capazes de convencer até o mais cético de que a “ansiedade de recarga” será coisa do passado em um futuro próximo. De acordo com a fabricante das células, a bateria Jinshi suporta até 3.000 ciclos de carga e tem vida útil projetada de 1 milhão de quilômetros. Além da maior durabilidade, a autonomia também promete ser absurda. A previsão é de que cada ciclo de carga seja suficiente para rodar até 1.000 km, número que, hoje, é impensável para qualquer carro elétrico existente no mercado. O segredo? A densidade energética, que é bem superior às atuais. Trabalho de desenvolvimento das novas baterias durou 8 anos (Imagem: Reprodução/CarNewsChina) Ainda não há uma definição oficial de quando as baterias de estado sólido passarão a ser incorporadas efetivamente à frota de carros elétricos, mas as projeções indicam que ela terá início em 2027, ainda em baixa escala. A fabricação em larga escala pode começar em 2030, se o cronograma correr como o esperado. Leia também: Novo acidente grave com carro elétrico da Xiaomi cria alerta sobre segurança Maçanetas eletrônicas da Tesla geram polêmica e provocam investigação Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva   Leia a matéria no Canaltech.