Bastidores: Anselmi impressiona em entrevista para ser técnico do Botafogo; Textor não participa diretamente de negociação

 

Fonte:


Martín Anselmi está na frente da disputa com outros seis treinadores para se tornar o novo técnico do Botafogo para 2026. O argentino foi entrevistado ontem por John Textor e pela cúpula de futebol do alvinegro e “impressionou”, de acordo com fontes da SAF ouvidas pela reportagem do GLOBO.

A avaliação interna após a entrevista foi de que Martín Anselmi é um treinador com estilos táticos bem definido, e foi capaz de demonstrar isso nos vídeos apresentados aos dirigentes do Botafogo. Além disso, a cúpula de futebol alvinegra vê no argentino um forte poder motivacional, o que o torna capaz de fazer com que os jogadores sigam seu modelo de jogo de forma fiel. Isso era uma insatisfação na época de Davide Ancelotti, pois os diretores acreditavam que alguns jogadores abandonavam o plano estipulado na ansia de marcar gols ou ajudar a equipe.

Taticamente, Anselmi passou ser um treinador com ataque orientado e uma forte pressão no campo ofensivo. O objetivo é ter, mais do que um time apenas vertical, uma equipe que consiga construir jogadas ofensivas de forma coordenada e inteligente. Como se os movimentos se tornassem quase automáticos. Na pressão ofensiva, a ideia é a mesma: “armadilhas” reconhecíveis e bem estabelecidas, para que o movimento de subida seja coletivo.

Textor fora das negociações

Com a boa impressão passada entre as partes, chega a hora de sentar na mesa para negociar. Nesta fase, John Textor, que costuma centralizar todo o processo, não participa. O dono da SAF alvinegra não tem mais qualquer relação com Hugo Cajuda, empresário de Martín Anselmi que também agencia a carreira de Artur Jorge. O empresário americano entende que Cajuda não agiu de forma correta na época em que o português deixou o Botafogo rumo ao Catar após os títulos do Brasileirão e da Libertadores em 2024.

Assim, Hugo Cajuda tem negociado a chegada de Anselmi ao Botafogo com outros membros do departamento de futebol e da SAF alvinegra. Mesmo assim, fontes de ambos os lados indicam que as conversas tem sido em tom positivo e que caminham para um acerto, embora ainda não esteja em fase tão avançada.