Trump anuncia nova classe de navios de guerra que leva seu nome
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que a Marinha americana construirá dois novos navios de guerra da "classe Trump", com o objetivo final de adquirir 25 novas embarcações. O anúncio do presidente, que já havia criticado a aparência dos navios de guerra da Marinha, foi o exemplo mais recente de Trump reformulando um aspecto do governo federal à sua imagem.
Interceptações, fugas e sanções: O que se sabe sobre a ofensiva dos EUA contra petroleiros ligados à Venezuela
Trump 2.0: Insatisfação geral com economia nos EUA levará Trump a focar em lei e ordem no próximo ano, preveem analistas
Os navios da classe Trump "serão os maiores navios de guerra da História do nosso paÃs, os maiores navios de guerra já construÃdos na História do mundo", disse o presidente a jornalistas em sua residência em Mar-a-Lago, no estado americano da Flórida.
— Elas ajudarão a manter a supremacia militar americana, revitalizar a indústria naval americana e inspirar medo nos inimigos dos Estados Unidos em todo o mundo — disse Trump ao lado dos secretários Pete Hegseth (Defesa) e Marco Rubio (Estado).
Trump afirmou ainda que os novos navios de guerra terão armas e mÃsseis de alto nÃvel, incluindo tecnologia hipersônica, canhões eletromagnéticos, mÃsseis de cruzeiro e lasers avançados. De acordo com o presidente, cada embarcação terá entre 30 mil e 40 mil toneladas, será construÃda nos Estados Unidos e contará com sistemas controlados por inteligência artificial, sem detalhamento técnico adicional.
A Marinha pretende iniciar o projeto com dois navios da chamada "classe Trump", seguidos por outros oito, com previsão total de 20 a 25 unidades. Trump afirmou que eles se tornariam o núcleo da frota e que também planeja modernizar os porta-aviões dentro da atualização da chamada "Frota Dourada".
O republicano já havia reclamado dos navios americanos em outra ocasião.
— Não sou fã de alguns dos navios que vocês constroem. Sou uma pessoa muito ligada à estética e não gosto de alguns dos navios que vocês estão construindo — disse Trump a um grupo de militares de alta patente reunidos em Quantico no inÃcio deste ano.
*Em atualização.
