Atacantes do Fluminense completam um mês sem gols

 

Fonte:


A derrota por 2 a 0 para o Ceará, em atuação ruim do Fluminense, voltou a destacar um problema que tem marcado o segundo turno do Campeonato Brasileiro para o tricolor: a dificuldade do setor ofensivo em balançar as redes. Hoje, a equipe completa exatamente um mês sem gols de seus atacantes de área ou que atuam pelos lados do campo.

A última vez que isso aconteceu foi na vitória dominante por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, no dia 4 de outubro. Na ocasião, Serna ampliou quando o Fluminense já tinha feito 1 a 0, com Samuel Xavier. Keno ainda marcou o terceiro nos acréscimos do segundo tempo.

Nas seis partidas posteriores, o tricolor teve o trio Serna, Canobbio (cinco jogos cada um) e John Kennedy (três partidas) como titulares por mais vezes. Os reservas mais utilizados foram Keno (quatro jogos saindo do banco, mais um como titular), Cano (três jogos, mais dois como titular) e Soteldo (três). Mas os gols foram marcados por Martinelli, Thiago Silva, Samuel Xavier e Renê, um volante e três defensores.

Serna marcou no último jogo do Flu com gols de atacantes

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE

Apesar da marca negativa dos atacantes, o problema vai além da conclusão. Passa também pela criação ofensiva da equipe, que depende muito de um bom dia do meia argentino Lucho Acosta. Na entrevista coletiva após a derrota para o Ceará, no Castelão, o técnico Luis Zubeldía falou sobre a oscilação de sua equipe.

— Temos que, de uma ou outra maneira, corrigir essa situação. Não tem desculpa de se joga um ou outro. Tenho alternativas, o elenco está bem montado [...] — opinou o treinador tricolor.

Indefinição na pequena área

O ataque tem um problema específico na função de centroavante ou de atacante mais centralizado. O elenco tem Germán Cano, John Kennedy e Everaldo como opções, mas ainda não encontrou o rendimento ideal com o trio.

Cano faz Brasileirão ruim e vem sofrendo com problemas físicos. O camisa 14 ficou de fora da viagem a Fortaleza por conta de um entorse no joelho direito. O atacante de 37 anos foi a escolha inicial no início do trabalho de Zubeldía, que agora tem optado mais por John Kennedy.

John Kennedy é o atual titular na função de referência no ataque

MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE

O autor do gol do título da Libertadores de 2023, por sua vez, também não tem conseguido render como goleador, apesar de ter melhorado a associação e a movimentação no setor. Seu único gol nesta volta foi no empate em 2 a 2 com o Sport, no início de outubro.

Já Everaldo tem perdido espaço com o treinador. Peça importante no Mundial de Clubes, o camisa 9 soma apenas 52 minutos em campo com Luis Zubeldía.