Apuração dos votos da eleição em Honduras permanece paralisada pelo 2º dia consecutivo

 

Fonte:


A divulgação da contagem de votos da eleição presidencial realizada há uma semana em Honduras permanece paralisada pelo segundo dia consecutivo neste domingo, segundo um funcionário eleitoral e um dos candidatos.

Confira: Eleições presidenciais: Honduras prolonga suspense na contagem de votos em meio a denúncias de fraude

Na lenta apuração, o empresário de direita Nasry Asfura, de 67 anos, apoiado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, mantém uma ligeira vantagem sobre o apresentador de televisão Salvador Nasralla, de 72 anos, do Partido Liberal (PL).

O membro do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Marlon Ochoa, afirmou que diversos problemas técnicos estão causando a "falta de atualização dos resultados".

"Pelo menos 5 mil atas de apuração" transmitidas das seções eleitorais no dia da eleição estão mostrando resultados "zero" no sistema, declarou Ochoa, membro do conselho pelo partido de esquerda Liberdade e Refundação (Libre), durante uma coletiva de imprensa.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) é composto por representantes dos três principais partidos políticos de Honduras.

Ao interromper a contagem dos votos, o CNE “está sendo irresponsável com o país, mantendo a população em estado de ansiedade”, conforme Nasralla. “Funcionários corruptos paralisaram o processo de contagem de votos no Conselho Nacional Eleitoral”, completou.

Uma empresa colombiana, contratada para a transmissão e divulgação dos resultados, é responsabilizada pelo atraso na contagem dos votos e, de acordo com Nasralla, “deve ser responsabilizada imediatamente”.

Estima-se que 7.766 atas de apuração das eleições presidenciais, legislativas e municipais ainda estejam pendentes de processamento, observou o membro do conselho.

Devido às irregularidades, Ochoa declarou que as eleições realizadas há uma semana “são as mais manipuladas e menos confiáveis” da história democrática de Honduras.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu, no sábado, que o processo de contagem de votos seja acelerado.

Na última contagem, com 88,6% dos votos apurados, Asfura, do Partido Nacional (PN, conservador), tem 40,19% dos votos, contra 39,49% de Nasralla, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).