
Após tremor de terra, Maduro convoca população para 'exercício de preparação' para enfrentar desastres naturais — e conflitos armados

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou nesta quinta-feira a população para um "exercício" de preparação para enfrentar desastres naturais e conflitos armados após uma série de terremotos que abalaram o país e em meio ao destacamento militar dos Estados Unidos no Caribe. Vários tremores, dois deles de magnitude 6,2 e 6,3, abalaram grande parte da Venezuela entre quarta-feira e a madrugada de quinta-feira.
Equador: novo confronto entre gangues em presídio deixa ao menos 17 mortos
Impacto sentido na Colômbia: Vídeo mostra momento em que terremoto atinge cidade na Venezuela
Embora não tenham causado vítimas, os abalos assustaram uma população pouco familiarizada com esses fenômenos. O presidente convocou um exercício para começar às 9h, horário local (5h, horário de Brasília), no sábado, para "preparar a população para desastres naturais ou qualquer conflito armado que possa surgir", citando as "ameaças" representadas pelos Estados Unidos.
Maduro pediu que escolas e escolas de ensino médio sejam convidadas para o exercício, bem como funcionários de hospitais. "Para que nos permitam nos preparar para qualquer circunstância", disse ele durante uma transmissão obrigatória de rádio e televisão.
"Os movimentos sísmicos (...) foram fortes", acrescentou Maduro.