Após ser roubada, estátua de Bruce Lee 'retorna' à cidade na Bósnia

 

Fonte:


Uma estátua restaurada em homenagem ao falecido ícone das artes marciais Bruce Lee foi devolvida ao seu devido lugar nesta quarta-feira em uma cidade bósnia, mais de um ano depois de ter sido roubada, informou a mídia local. A estátua de bronze em tamanho real do ícone do cinema, em posição defensiva e segurando bastões de kung fu (nunchaku), foi originalmente inaugurada em um parque em Mostar em 2005. Desde então, foi vandalizada diversas vezes.

Leia também: busto de Mestre Valentim é vandalizado e será retirado do Passeio Público para reparos

Skims: principal loja da marca de Kim Kardashian é vandalizada em Los Angeles

Lee foi escolhido como um herói com o qual todos os grupos étnicos pudessem se identificar em uma cidade que permanece profundamente dividida após os intensos combates entre croatas bósnios e muçulmanos bósnios durante a guerra do país na década de 1990.

A estátua desapareceu do parque em março de 2024, mas foi encontrada alguns dias depois, cortada em vários pedaços para ser vendida como sucata. A polícia logo encontrou o autor do crime, que arrancou a estátua do pedestal, e ele foi condenado a 10 meses de prisão no início deste ano.

Obra havia desaparecido de parque em março de 2024, mas foi encontrada alguns dias depois

AFP

O roubo provocou indignação pública na cidade do sul onde a estátua se tornou uma atração turística. Na quarta-feira, a chefe do departamento de turismo da cidade, Elvira Cemalovic, destacou a importância da estátua para os moradores de Mostar como um símbolo de "justiça e paz", informou a emissora regional N1.