Após quase dois anos, Brasil deixará gestão da embaixada da Argentina na Venezuela

 

Fonte:


O Brasil vai deixar a gestão da embaixada da Argentina na Venezuela. O Ministério das Relações Exteriores ainda não se pronunciou oficialmente, mas a informação foi confirmada pelo jornal O Globo junto a fontes do Itamaraty.

O Brasil assumiu a representação diplomática em Caracas em agosto de 2024, a pedido do presidente argentino, Javier Milei, depois que o então presidente Nicolás Maduro expulsou os diplomatas argentinos do país.

Agora, no entanto, o governo Lula comunica a saída diante das divergências relacionadas à operação militar comandada pelos Estados Unidos, que capturou Maduro. Enquanto Lula condenou a ação, reforçando a importância da soberania nacional dos países, Milei elogiou a operação de Trump.

A Itália é apontada como a próxima a assumir a embaixada argentina na Venezuela. Nesta semana, a presidente Meloni divulgou uma nota oficial dizendo esperar que Roma e Caracas possam estabelecer um novo período de relações construtivas e expressando gratidão pela libertação de presos políticos italianos. O governo italiano, no entanto, ainda não confirmou se de fato assumirá a representação diplomática da Argentina.