Antes de encontro com Trump, Zelensky se reúne com fabricante americana de mísseis
Maria Paula Carvalho, da RFI, traz detalhes da visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aos Estados Unidos. Maria Paula Carvalho, da RFI, destaca que, em visita aos Estados Unidos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com representantes da fabricante de sistemas de mísseis americanos Tomahawk e Patriot, armamento que Kiev pede aos EUA para atacar instalações estratégicas russas, única forma, segundo ele, de conter a guerra.
Nesta sexta-feira (17), Zelensky tem encontro na Casa Branca com o presidente Donald Trump. Isso depois de o republicano ter dito que se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, nos próximos dias, em Budapeste, na Hungria.
Essa reunião com Putin foi marcada durante uma conversa telefônica, na quinta-feira (16), durante a qual o líder russo alertou que a entrega de mísseis americanos à Ucrânia "prejudicaria significativamente" a relação entre Moscou e Washington. Trump disse que ainda decidirá sobre a entrega de armas à Kiev.
Agora a pouco, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que "muitas questões" ainda precisam ser resolvidas antes de uma possível cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump, ao mesmo tempo em que confirmou o "desejo" de um encontro entre os dois líderes.
Ele disse que Serguei Lavrov e Marco Rubio (chefes da diplomacia russa e americana) começarão a trabalhar nessas questões, sem dar maiores detalhes. Até o momento, as ameaças de Washington de impor sanções contra Moscou não avançaram.
