Antes de encontro com Trump, Zelensky se reúne com fabricante americana de mísseis

 

Fonte:


Maria Paula Carvalho, da RFI, traz detalhes da visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aos Estados Unidos. Maria Paula Carvalho, da RFI, destaca que, em visita aos Estados Unidos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com representantes da fabricante de sistemas de mísseis americanos Tomahawk e Patriot, armamento que Kiev pede aos EUA para atacar instalações estratégicas russas, única forma, segundo ele, de conter a guerra.

Nesta sexta-feira (17), Zelensky tem encontro na Casa Branca com o presidente Donald Trump. Isso depois de o republicano ter dito que se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, nos próximos dias, em Budapeste, na Hungria.

Essa reunião com Putin foi marcada durante uma conversa telefônica, na quinta-feira (16), durante a qual o líder russo alertou que a entrega de mísseis americanos à Ucrânia "prejudicaria significativamente" a relação entre Moscou e Washington. Trump disse que ainda decidirá sobre a entrega de armas à Kiev.

Agora a pouco, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que "muitas questões" ainda precisam ser resolvidas antes de uma possível cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump, ao mesmo tempo em que confirmou o "desejo" de um encontro entre os dois líderes.

Ele disse que Serguei Lavrov e Marco Rubio (chefes da diplomacia russa e americana) começarão a trabalhar nessas questões, sem dar maiores detalhes. Até o momento, as ameaças de Washington de impor sanções contra Moscou não avançaram.