Agricultores franceses protestam contra acordo entre UE e Mercosul

 

Fonte:


Luiza Ramos, da RFI, destaca que agricultores usando tratores invadiram Paris, na manhã desta quinta-feira (8), em um protesto contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. A mobilização começou, ainda na madrugada, com bloqueios de ruas e avenidas centrais da capital, incluindo pontos turísticos, como os arredores da Torre Eiffel, Avenida Champs-Élysées e o Arco do Triunfo, causando forte impacto visual e também transtornos no trânsito.

Apesar da contenção policial e de um decreto que proíbe manifestações não autorizadas em áreas sensíveis, como as proximidades das sedes do governo e da presidência, além da Assembleia Nacional e do Senado, alguns agricultores conseguiram avançar. Eles também chegaram a bloquear uma autoestrada que dá acesso a Paris.

Além da oposição ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que os agricultores denunciam como concorrência desleal, os manifestantes criticam a política do governo no combate à dermatose nodular contagiosa, uma doença que atinge o gado bovino no país.

A França mantém sua posição contra o tratado e deverá votar contra o acordo, na sexta-feira (9), em Bruxelas, para tentar formar uma minoria de bloqueio dentro da União Europeia, ao lado de países como Polônia e Hungria. A Irlanda também anunciou que vai votar contra. A Itália sinalizou apoio ao acordo, o que aumenta a possibilidade de assinatura do tratado já nos próximos dias.

Bruxelas espera obter a aprovação dos Estados Europeus para uma possível assinatura do tratado de livre comércio com a América Latina já, na próxima segunda-feira (12), no Paraguai.