
Agora a USP sabe quais as chances de um aluno não concluir o curso usando uma IA

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para avaliar a probabilidade de um aluno concluir — ou não — a graduação dentro do prazo previsto pela instituição. A IA no ensino superior carece de regulação; veja 7 instituições que se destacam Oito perguntas sobre: Inteligência Artificial na educação Google libera acesso grátis a plano de IA avançado para estudantes por 1 ano A ferramenta de Predição da Não Conclusão do Curso de Graduação foi criada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da universidade, e usa dados do sistema de registro acadêmico para realizar as previsões. Com a adoção do modelo computacional, a expectativa da universidade é de haja uma acompanhamento mais próximo do desenvolvimento dos estudantes, bem como das práticas pedagógicas utilizadas nos cursos ao longo da graduação. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Como a ferramenta foi desenvolvida? O STI empregou modelos de aprendizado de máquina (machine learning) para desenvolver o recurso, utilizando como base informações de alunos de todos os cursos dos últimos 12 anos. Ao longo de dez meses de trabalho, diversas informações dos estudantes foram usadas para alimentar o modelo computacional, como: Notas; Frequência; Trancamentos; Sexo; Curso e área do curso; Idade de ingresso; Período; Tempo de permanência na graduação. “Com a disponibilização dessa ferramenta, marcamos um momento historicamente relevante das contribuições da STI para a comunidade USP, que é a utilização de aprendizado de máquina associado a uma engenharia para grandes volumes de dados, gerando uma ferramenta pragmática e de grande impacto para a melhoria da qualidade da gestão acadêmica da graduação”, destaca ao Jornal da USP o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira. Novo recurso permite analisar a probabilidade de estudantes concluírem o curso de graduação (Divulgação/USP) Benefícios do recurso à gestão acadêmica De acordo com a USP, o modelo de predição tem assertividade de aproximadamente 90% e já está disponível para uso por presidentes das Comissões de Graduação, coordenadores de curso e serviços de graduação de todas as unidades da instituição de ensino. Com a ferramenta em mãos, a expectativa é que esses profissionais possam monitorar o progresso acadêmico dos estudantes, identificando aqueles com baixa probabilidade de conclusão. Assim, será possível realizar um acompanhamento mais próximo, por meio de programas de mentoria e tutoria, ou apoio psicopedagógico. Além disso, práticas pedagógicas e estruturas curriculares associadas a altos índices de evasão poderão ser revisadas a partir dos dados gerados pelo modelo de IA. “Esse é um instrumento inovador e de alta precisão, capaz de apoiar a gestão da graduação com base em evidências. A ferramenta oferece análises confiáveis sobre o risco de não conclusão dos estudantes, permitindo ações preventivas e políticas de acompanhamento mais eficazes. É um importante avanço na qualificação do acompanhamento acadêmico e na promoção da permanência estudantil na USP”, ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira. Leia mais: Brasil se destaca na IA com criatividade, código aberto e foco em produtividade Qual é a melhor IA em português? Teste avalia conhecimentos do Brasil VÍDEO | QUAL IA ESCOLHER? Leia a matéria no Canaltech.