Acidente de trânsito após comício político deixa oito mortos em Honduras
Pelo menos oito apoiadores de dois partidos políticos hondurenhos morreram no domingo em um acidente de trânsito após participarem de comícios de campanha para as eleições gerais de 30 de novembro, informou a polícia à AFP.
Veja também: Fim de imposto deixa vítimas de trânsito desamparadas
O acidente ocorreu quando uma caminhonete que transportava apoiadores do Partido Nacional (PN) e do Partido Liberal (PL), ambos de direita, atropelou pessoas em motocicletas e saiu da pista após perder o controle, segundo um vídeo divulgado pela mídia local.
"O balanço preliminar é de oito mortos e 50 feridos" no acidente, que ocorreu no município de Colinas, departamento de Santa Bárbara, a cerca de 180 km a nordeste de Tegucigalpa, disse à AFP o porta-voz da polícia, Gregorio Cornejo. A polícia iniciou uma investigação para determinar a causa do acidente, afirmou ele.
Mais de seis milhões de pessoas estão aptas a votar nas eleições gerais de Honduras, que substituirão a presidente de esquerda Xiomara Castro, membros do Congresso e prefeitos em meio a um clima de intensa polarização.
Na disputa presidencial, em turno único, os candidatos de direita Salvador Nasralla (PL) e Nasry Asfura (PN), e a candidata de esquerda Rixi Moncada, do partido governista Liberdade e Refundação (Libre), estão tecnicamente empatados nas pesquisas.
Neste fim de semana, os três candidatos encerraram suas campanhas com acusações de fraude, em meio a preocupações da OEA, da União Europeia e dos Estados Unidos sobre a lisura e a transparência das eleições.
A vencedora da eleição sucederá a presidente Castro, a primeira mulher a ocupar o cargo em Honduras, em 27 de janeiro de 2026, após seu mandato de quatro anos.
