63% dos consumidores brasileiros não conseguem identificar golpes com IA

 

Fonte:


Nos últimos anos, a Black Friday não esteve marcada apenas pelo grande número de ofertas das lojas, mas também pela alta distribuição de golpes relacionados à data de compras. Aproveitando o surgimento de grandes descontos, cibercriminosos escondem campanhas maliciosas em preços baixos falsos, o que, com a popularização da inteligência artificial, tem ficado cada vez mais elaborado. O que é phishing e como se proteger? O que é Engenharia Social? Aprenda a identificar e se proteger de golpes O Reclame AQUI, plataforma de reputação e confiança nas marcas, realizou uma pesquisa sobre a relação entre consumidores e golpes digitais, focando, neste ano, nas iniciativas de IA, também conhecidas como Golpe 3.0. Levantado em agosto, o relatório ouviu mais de 3.300 pessoas e mostrou que 63% dos entrevistados não são capazes de identificar um golpe feito com IA, uma vulnerabilidade crítica às vésperas da próxima Black Friday. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Black Friday e a IA A pesquisa foi publicada em forma de ebook, chamado “Black Friday na era da Inteligência Artificial”, servindo como guia tanto para consumidores quanto para marcas. No documento, infográficos trazem dados sobre o uso de deepfakes e a divisão entre vendas com cartões de crédito e PIX, tendências recentes que revolucionaram as vendas no Brasil. O ebook do Reclame AQUI foi lançado em evento, onde o CMO do Magazine Luiza, Felipe Cohen (Imagem: Reclame AQUI) Segundo Edu Neves, CEO do Reclame AQUI, a IA é uma ferramenta para os consumidores antes de ser uma ferramenta de negócios: quem busca ofertas muitas vezes usa a inteligência artificial mais do que as próprias empresas. Ele lembra que a empresa acompanha a Black Friday desde 2014, coletando dados que mostram a evolução do comportamento tanto dos consumidores quanto dos vendedores. Entre as principais descobertas da pesquisa, destacam-se alguns números: 79% dos consumidores, por exemplo, responderam que pretendem comprar em lojas online na próxima Black Friday. Do total, 64% preferem comprar de marcas que já conhecem, e 48% monitoram os preços dos produtos visados desde agosto deste ano, buscando atenção para ofertas falsas de última hora. Até 43% dos respondentes afirmou verificar links e ofertas com ferramentas como o Detector de Site Confiável, ferramenta do Reclame AQUI que chegou a ter 160 mil consultas na última Black Friday. 66% pesquisam a empresa visada no Reclame AQUI antes de comprar, e 33% colocam a segurança contra golpes como um dos principais fatores de decisão na hora de comprar, ganhando até mesmo do preço. Por fim, 20% afirmou já ter sido vítima de fraude em Black Fridays anteriores. Destaca-se, no painel onde a empresa apresentou os dados do ebook, a fala de Felipe Cohen, CMO do Magazine Luiza, que lembrou a publicidade com Marisa Maiô — isso fez do Magalu a primeira empresa a impulsionar produtos com a personagem de IA, mostrando o vanguardismo brasileiro. Veja também: O que é Reclame Aqui? Veja como usar a plataforma O que significa "Zero Trust" (Confiança Zero)? O que é firewall e como ele funciona? VÍDEO | POV: você descobriu onde vão estar as melhores ofertas da Black Friday!   Leia a matéria no Canaltech.