Zelensky diz que quatro morreram após Ucrânia ser atingida por quase 300 drones em ataques russos

 

Fonte:


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou que a Rússia atacou a Ucrânia durante a noite com "quase 300 drones de ataque" e 25 mísseis, em uma ofensiva contra a infraestrutura energética em todo o país, que já sofre com extensos cortes de energia elétrica e aquecimento em meio a um inverno rigoroso. "A Rússia precisa aprender que o frio não a ajudará a vencer a guerra", afirmou Zelensky.

O líder ucraniano afirmou em seu perfil no X que os ataques noturnos causaram "destruição extensa de infraestrutura residencial e civil" em todo o país, incluindo na capital Kiev, Dnipro, Kharkiv e Donetsk. "Sem qualquer propósito militar, a Rússia lançou mísseis contra um terminal postal em Korotych, na região de Kharkiv, matando 4 pessoas", disse.

De acordo com Zelensky, “centenas de milhares de famílias” na região de Kyiv continuam sem energia elétrica, e a situação “não é fácil”, com temperaturas chegando a -12 graus Celsius nesta manhã de terça-feira (13).

Initial plugin text

“Como sempre, onde quer que a Rússia tente destruir, os ucranianos se apoiam mutuamente, e a resiliência interna é o que mais se precisa neste momento”, disse ele. “Cada ataque contra a vida serve como um lembrete de que o apoio à Ucrânia não pode ser interrompido. Mísseis para sistemas de defesa aérea são necessários todos os dias, e especialmente durante o inverno.”

Zelensky voltou a pedir ajuda a outros países, dizendo que "o mundo pode responder a esse terror russo com novos pacotes de ajuda para a Ucrânia. Esperamos a aceleração das entregas já acordadas com os Estados Unidos e a Europa".