Zelensky detalha novo plano de paz para fim da guerra entre Ucrânia e Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, detalhou nesta semana um novo plano de paz para o fim da guerra com a Rússia que inclui a criação de zonas desmilitarizadas no leste do país, a possibilidade de estabelecer uma zona econômica livre na região de Donbass e garantias de segurança internacionais para evitar uma nova invasão russa.
A proposta faz parte de um documento de 20 pontos negociados por enviados ucranianos e americanos durante reuniões realizadas no fim de semana na Flórida e é tratada por Kiev como a principal base, até agora, para um eventual encerramento do conflito.
Segundo Zelensky, a Rússia deve apresentar uma resposta após conversas diretas com representantes dos Estados Unidos.
O presidente ucraniano afirmou que o plano propõe garantias de segurança fornecidas por Washington, pela Otan e por países europeus, prevendo uma resposta militar coordenada caso Moscou volte a atacar o território ucraniano.
O texto também reafirma a soberania da Ucrânia e propõe um pacto de não agressão entre os dois países, acompanhado por um mecanismo internacional de monitoramento.
A Rússia insiste que a Ucrânia retire suas tropas de quase um quarto do território da região de Donetsk, que ainda está sob controle de Kiev, como condição para um acordo de paz. O restante da área já se encontra sob ocupação russa.
Zelensky reconheceu que temas sensíveis, como fronteiras e status territorial, teriam de ser resolvidos entre líderes, mas afirmou que o novo rascunho assegura à Ucrânia a manutenção de uma força militar de até oitocentos mil soldados em tempos de paz.
