Zelensky admite pela primeira vez referendo popular para ceder territórios à Rússia

 

Fonte:


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu pela primeira vez nesta quinta-feira (11) a possibilidade de realizar um referendo popular para decidir se cede ou não territórios à Rússia em um eventual acordo para finalizar a guerra.

A cessão de territórios à Rússia é a principal exigência de Vladimir Putin para encerrar o conflito. Mas, a concessão de territórios é impedida pela Constituição ucraniana.

Zelensky afirmou que entregou na quarta-feira (10) aos Estados Unidos a proposta de paz com alterações feitas após reuniões feitas com europeus nesta semana. Segundo o líder ucraniano, o documento contém 20 pontos e fala sobre garantias de segurança à Ucrânia e a reconstrução do país no pós-guerra. O plano também prevê que o Exército ucraniano tenha até 800 mil soldados.

O líder ucraniano disse ainda que o plano de paz com a Rússia tem como principais pontos de desacordo o futuro da região de Donetsk e da usina nuclear de Zaporíjia. Kiev indicou que não vai divulgar os detalhes das alterações feitas na atual versão sobre a mesa até ter uma manifestação americana.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse nesta quinta-feira que o novo documento inclui uma proposta sobre concessões territoriais que a Ucrânia estaria disposta a fazer, mas não deu mais detalhes.

O governo Trump tem pressa para resolver a guerra e pede cada vez mais celeridade no processo. Segundo Zelensky, a Casa Branca deu até o Natal para uma posição definitiva dos europeus sobre o plano de paz.