Zanin acompanha Moraes e vota pela condenação de cinco réus do núcleo 2 da trama golpista

 

Fonte:


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (16) pela condenação de cinco dos seis réus do núcleo 2 da trama golpista ligada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isso, o placar na Primeira Turma ficou em 2 a 0 pela condenação, acompanhando o voto do relator, Alexandre de Moraes.

Pela manhã, Moraes votou para condenar cinco dos seis réus acusados de "gerenciar" as atividades da organização que tentou manter o ex-presidente Bolsonaro no poder. Moraes votou pela condenação do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, do general da reserva Mário Fernandes e dos ex-assessores presidenciais Filipe Martins e Marcelo Câmara, por todos os crimes da acusação, entre eles golpe de estado.

Já em relação a Marília de Alencar, ex-diretora do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres, Moraes votou por condenar a ré pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição do estado democrático de direito, mas absolveu das demais acusações.

Já no caso do delegado Fernando Oliveira, ex-número 2 da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Moraes votou pela absolvição dele por falta de provas.

O julgamento continua com os votos de Flávio Dino e Cármen Lúcia e, se houver maioria, o STF passará à fase de definição das penas.