Xuxa e Astrid Fontenelle retiram apoio e deixam de seguir empresário condenado por racismo contra ex-BBB

Xuxa e Astrid Fontenelle retiram apoio e deixam de seguir empresário condenado por racismo contra ex-BBB

Fonte: Bandeira



Em meio à repercussão nas redes sociais, Xuxa e Astrid Fontenelle retiraram o apoio que haviam dado ao empresário Rodrigo Branco, condenado pela Justiça por falas racistas contra Thelma Assis, médica e campeã do “BBB 20”.

As duas apresentadoras haviam comentado no vídeo em que Rodrigo se desculpa pelo erro, elogiando sua postura. Após receberem críticas, porém, apagaram as mensagens e deixaram de seguir o empresário no Instagram.

A cantora Ludmilla e a atriz Bruna Marquezine, amigas de Rodrigo e que aparecem em fotos com ele na Disney, chegaram a curtir a postagem, mas retiraram a curtida pouco depois.

"Não sou de fugir das responsabilidades. Não compactuarei com crimes raciais. Com ninguém", postou Astrid após dá unfollow no empresário.

Rodrigo fez uma publicação na última segunda-feira, 22, pedindo desculpas pelas declarações feitas em 2020, quando chamou a ex-BBB de “negra coitada” durante uma live.

Conhecido por receber celebridades nos EUA, auxiliando na locação de casas em Orlando e em passeios pelos parques da Disney, ele contou que pagou uma indenização de R$ 76 mil e afirmou ter aprendido com o erro.

"Há seis anos, cometi o maior erro da minha vida. Foram seis anos de aprendizado e reflexão", disse ele. "Quero que esse episódio sirva para fortalecer a luta contra o racismo. Vamos assumir os nossos erros, assim como eu assumo o compromisso de continuar aprendendo todos os dias. Quero pedir desculpas à Thelminha, à Maju Coutinho, à Jude Paulla e a todos os que foram atingidos por esse vídeo. Eu não posso mudar o que aconteceu, mas posso escolher ser diferente", afirmou.

O empresário recebeu apoio de famosos como Deborah Secco, Xuxa, Lívia Andrade, a cantora sertaneja Simone Mendes, Adriane Galisteu, Gominho, Gkay, Luciana Gimenez, Fabiana Karla, Astrid Fontenelle e Junno Andrade, que deixaram comentários na publicação.

“Pessoas não são descartáveis. A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução”, escreveu Deborah Secco, amiga pessoal do empresário.

“Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito e estamos aqui para aprender e tentar errar menos. Essa pauta dói muito, e nós, brancos, nunca vamos entender essa dor. Espero, de coração, que você, eu e o planeta mudemos. Não dá mais para errar nesse assunto. Beijos no seu coração”, escreveu Xuxa, que também era bastante próxima de Rodrigo e aparece em várias fotos com ele.

Já Astrid publicou a seguinte mensagem: “Sou das que te falou que errou. E acredito que agora você está pronto para vir para essa luta antirracista. Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos que estudam na escola. Diariamente vemos no noticiário casos e mais casos de racismo. E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo”.

Mãe de um jovem negro, Astrid recuou do apoio após ser chamada à atenção pelo filho. Em uma publicação no Instagram, a apresentadora afirmou ter se arrependido da mensagem deixada para Rodrigo Branco e reafirmou seu compromisso no combate ao racismo.

No vídeo, Rodrigo disse que mora na mesma casa há 8 anos e que nunca tentou fugir da Justiça. "Todo mundo que me segue sabe onde eu trabalho [...] Nunca desapareci, nunca tentei fugir das consequências”, disse.

A declaração dele contrasta com informações apresentadas durante o processo. Segundo Thelma, Rodrigo não foi localizado pela Justiça brasileira durante a tramitação da ação e acabou sendo intimado por edital, sem apresentar defesa ou qualquer manifestação formal ao longo do caso.

“Eu precisava que a Justiça reconhecesse o fato, e ela foi feita. Foram seis anos lutando praticamente sozinha, somente com o apoio da minha família e dos meus advogados, contra uma injúria racial covarde, já que eu estava confinada na época do ocorrido e não pude me defender. Foram diversas tentativas frustradas de citação no processo, acesso ao qual aparentemente só eu não tinha", postou Thelminha, em uma publicação na semana passada ao celebrar vitória na Justiça.

A postagem de Thelma teve apoio de famosos como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Manu Gavassi, Maju Coutinho, Alessandra Negrini, Leticia Sabatella, Juliana Alves, Jean Wyllys, Samara Felippo, Astrid Fontenelle, entre outros.

Galerias Relacionadas

Rodrigo Branco foi condenado por chamar Thelma Assis de “negra coitada” e fez um vídeo pedindo desculpas

Reprodução/Instagram

O que Rodrigo Branco disse sobre Thelma?

No dia 30 de março de 2020, em uma live no Instagram, enquanto Thelma ainda estava confinada no “BBB 20”, Rodrigo Branco afirmou que o público só votava nela “porque ela é negra coitada”.

Na sequência, ele ainda citou a jornalista Maju Coutinho, apresentadora do “Fantástico”: “É a mesma coisa que eu falo da Maju Coutinho. A Maju Coutinho é péssima, é horrível. Ela fala tudo errado. Ela só está lá [no ‘Fantástico’] por causa da cor”.

Rodrigo foi condenado por danos morais. Segundo informou Thelma, o dinheiro da indenização será destinado a uma instituição que combate o racismo.

"Se o condenado honrar com o pagamento, além de arcar com os custos do processo, a verba será destinada a uma instituição de combate ao racismo. Dessa forma, darei um desfecho condizente com o que realmente me fez chegar até aqui como pessoa e como profissional: a educação, o respeito e a esperança em uma sociedade verdadeiramente antirracista”, disse Thelma nas redes sociais.

Veja o pronunciamento de Rodrigo Branco:

Initial plugin text

"

Xuxa e Deborah Secco prestam apoio a Rodrigo Branco

Reprodução/Instagram

Mensagem de Astrid para Rodrigo Branco

Reprodução/Instagram

Veja o pronunciamento de Astrid Fontenelle após retirar o apoio ao empresário:

Initial plugin text

Xuxa com Rodrigo Branco na Disney

Reprodução/Instagram

Galerias Relacionadas

Deborah Secco é amiga de Rodrigo Branco

Reprodução/Instagram