
Xiaomi tenta "gourmetizar celulares" e acaba perdendo espaço em mercado gigante

A estratégia de “gourmetização” da Xiaomi parece estar saindo pela culatra na Índia. Ao focar em smartphones mais premium, com tecnologia de ponta e consequentemente mais caros, a marca acabou perdendo espaço em um dos maiores mercados globais. Enquanto isso, concorrentes como Vivo (Jovi, no Brasil) e Oppo estão ganhando terreno. Celular Redmi é bom? Saiba quais modelos valem a pena Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025? Segundo relatório da Canalys, no segundo trimestre de 2025 a Xiaomi registrou uma queda de 25% nas vendas, com 5 milhões de unidades vendidas e participação de 13% do mercado indiano, empatando com a Realme. Em contraste, a Vivo disparou, alcançando 21% de market share e liderando o país com 8,1 milhões de dispositivos vendidos. 📱 Acompanhe as promoções de celulares da Xiaomi no WhatsApp do CT Ofertas Parte do problema estaria no reposicionamento da marca. A Xiaomi decidiu reduzir sua vasta gama de produtos para priorizar um portfólio mais enxuto e premium. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Isso teria entrado em choque com a percepção consolidada do consumidor local, que ainda associa a empresa a aparelhos econômicos de bom custo-benefício. Essa reorientação teria gerado confusão entre varejistas e clientes. A mudança deteriorou as relações com parceiros de varejo, que costumavam obter margens menores ao vender Xiaomi (cerca de 9%) comparado a Vivo e Oppo (cerca de 13%), reduzindo o incentivo à promoção da marca nas lojas físicas. Enquanto isso, a Vivo se beneficia da forte presença offline e estratégias locais bem calibradas, como a linha Y e outras séries de sucesso, oferecendo aparelhos adequados para cada bolso e região. A Xiaomi, ao tentar elevar seus preços acima de ₹ 20.000 (aproximadamente R$ 1.300) sem reforçar sua imagem premium, acabou perdendo relevância – tanto em volume quanto em valor. Nova estratégia A Xiaomi já vem revendo sua estratégia no mercado indiano. Segundo informações do SmartPrix, a empresa teria optado por cancelar o lançamento do Xiaomi 15 Civi no país, que chegaria custando entre ₹ 35.000 e ₹ 45.000 (R$ 2.255 e R$ 2.900). O baixo desempenho do seu antecessor, o 14 Civi, teria sido a principal razão por trás de decisão da Xiaomi. O suposto recuo sinaliza uma mudança clara na estratégia da marca, que pode limitar os produtos distribuídos no mercado indiano daqui em diante. Contudo, não se sabe até que ponto a gigante chinesa pretende continuar investindo em celulares mais requintados. Leia mais no Canaltech: Samsung cogita mudar estrutura do Galaxy Z Fold 8 para o retorno da S Pen 6G desenvolvido na China baixa arquivo de 50 GB em menos de 2 segundos Huawei se aproxima da Samsung no mercado de celulares dobráveis Xiaomi, Poco e Redmi Note ainda fazem sentido no Brasil? Leia a matéria no Canaltech.