WTA Finals: dupla de tenista brasileira perde; 'Derrotas doem, mas fazem parte da vida', diz Luisa Stefani

 

Fonte:


Em Riad, na Arábia Saudita, a brasileira Luisa Stefani entrou em quadra ao lado a húngara Timea Babos, para a decisão do WTA Finals, torneio com as oito melhores duplas da temporada. Depois de um primeiro set acirrado, vencido pelas rivais — a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens — por 7 a 6, o segundo foi avassalador para a dupla europeia, vencido por 6 a 1.

Maior final da carreira de Luisa, a brasileira tinha a chance de se igualar a Gustavo Kurten, o Guga, único brasileiro a vencer o Finals (2000, em Lisboa). Com subidas à rede, Luisa se destacou no jogo, mas não mais que Kudermetova, imbatível nos saques, por exemplo.

Se em quadra o resultado não veio, com o microfone em mãos, Luisa arrancou lágrimas da parceira Babus, que, aos 32 anos, admitiu estar perto de sua aposentadoria.

— Para mim, essa é a parte mais bonita do tênis: os momentos que compartilhamos, as batalhas, as derrotas, que doem, como essa de hoje, mas conseguimos encontrar um lado positivo e entender que tudo isso faz parte da vida. E o mais importante é com quem você compartilha isso. Então, obrigada por compartilhar esse ano comigo, por dividir a quadra — discursou Luisa. — Foi um dos melhores anos da minha carreira.

Além da parceria em quadra, Luisa lembrou "momentos incríveis" até ao lado da família de Babus. Em sua fala, também agradeceu à equipe e a seus parentes:

— Vou me dar algum crédito por ter escolhido as pessoas certas para estarem ao meu lado. Nada se conquista sozinha, e tenho uma equipe incrível nos bastidores.

Uma hora de set

O primeiro set, que durou 1h06, precisou ser decidido no tiebreak. Luisa e Babus começaram na frente, mas viram as rivais virando o placar. Depois de cinco games perdendo, a dupla com a brasileira conseguiu empatar e virar o placar (para 5 a 4), depois de emplacar oito pontos seguidos. Mas Kudermetova e Mertens reagiram, e chegaram a provocar a fúria da húngara, que errou um ponto quando perdia por 6 a 5, e jogou a raquete no chão.

Uma das subidas à rede da brasileira foi providencial para empatar o primeiro set em 6 a 6, levando a definição para o tiebreak, vencido pelas europeias, que liquidaram o primeiro set por 7 a 6.

Segundo set bem abaixo

A derrota no primeiro set parece ter atrapalhado o desempenho da dupla de Luisa, com erros de Babus. Sem encontrarem o ritmo novamente, as duas viram a russa encaixar saques em sequência no segundo set, que durou 31 minutos. Os games do segundo set foram de superioridade total da dupla europeia, que venceu por 6 a 1, liquidando o jogo e conquistando o troféu. Em 2022, Mertens e Kudermetova também haviam vencido o torneio.