Você se perderia? Conheça a maior casa do mundo de 2,8 milhões de m² e que abriga apenas quatro moradores; veja ranking
Você conseguiria imaginar morar em uma casa 36 vezes maior que o Palácio de Buckingham? Esse é o dia a dia da família real de Vadodara, na Índia, que vive no Palácio Lakshmi Vilas, considerado a maior residência do mundo segundo a Architectural Digest. Construído no final do século XIX, o palácio mantém sua função residencial, mas também abre algumas áreas para eventos culturais.
Do gelo da Antártida ao safári na África: conheça as viagens de volta ao mundo dos milionários; até R$ 700 mil por 17 noites
Fazem parte da história: 25 doces que todo visitante precisa provar em Nova York; imagens
Concluído em 1890, o imóvel pertence à família Gaekwad, que governou a região até a independência indiana. Hoje, vivem no local o marajá Samarjitsinh Gaekwad, sua esposa Radhikaraje e as duas filhas do casal — quatro pessoas em meio a 2,8 milhões de metros quadrados de terreno.
O palácio reúne 170 cômodos, incluindo campo de golfe, jardins monumentais e um antigo poço de degraus da época Mughal. Apesar de seu tamanho impressionante, ele ainda funciona como uma casa de família, onde cada canto tem história.
"É fácil se perder na imponência. Mas este é nosso lar", disse Radhikaraje Gaekwad à Architectural Digest. Entre os espaços mais emblemáticos está o salão Haathi, decorado em azul e dourado, projetado para que o marajá descesse diretamente do elefante para o interior do salão.
Nos últimos anos, o Lakshmi Vilas tem se tornado mais acessível ao público, recebendo festivais de dança, exposições de carros antigos e eventos culturais. A Sala Durbar, com mosaicos venezianos, vitrais belgas e detalhes do artesanato indiano, é um dos destaques.
Algumas áreas permanecem restritas, incluindo quartos privados e mobiliário raro. Recentemente, a Architectural Digest teve acesso exclusivo a espaços preservados com madeira entalhada, peças em prata e vitrais que projetam luz colorida pelas paredes. Para Radhikaraje, essa abertura controlada reforça o compromisso da família com a cultura indiana: "O Palácio Lakshmi Vilas é, acima de tudo, para o povo da Índia".
As 11 maiores casas do mundo – uma delas brasileira:
Palácio Lakshmi Vilas (Vadodara, Índia) – 2,8 milhões m²
Ak Saray – Palácio Branco da Turquia (Ancara, Turquia) – 288.000 m²
Istana Nurul Iman (Brunei) – 204.400 m²
Palácio Apostólico (Cidade do Vaticano) – 157.000 m²
Palácio do Quirinal (Roma, Itália) – 111.484 m²
Palácio Umaid Bhawan (Jodhpur, Índia) – 93.000 m²
Palácio de Buckingham (Londres, Reino Unido) – 77.000 m²
Palácio de Versalhes (Versalhes, França) – 67.000 m²
Antilia (Mumbai, Índia) – 37.000 m²
Biltmore Estate (Asheville, EUA) – 16.000 m²
Mansão Safra (São Paulo, Brasil) – 10.900 m²
A Mansão Safra, no bairro do Morumbi, em São Paulo, é a única representante da América Latina no ranking. Construída na década de 1990 e inspirada em palácios romanos, a propriedade conta com 130 quartos e heliponto, e pertence à família Safra.
