
É VERDADE que o nome da marca Xiaomi em mandarim quer dizer “arroz pequeno”

É VERDADE que o nome da marca de tecnologia Xiaomi significa “arroz pequeno” em mandarim. A escolha tem relação com as ambições de uma startup que, desde o início, já mirava alto no mercado. É VERDADE que não pode ligar a geladeira logo após fazer a mudança É FALSO que o celular carrega mais rápido em uma tomada com tensão de 220 volts É VERDADE que celulares dobráveis tem limite de vezes que podem abrir e fechar Em mandarim, o caractere 米 (mǐ) significa “arroz” e 小 (xiǎo) quer dizer “pequeno”. A junção dos termos é uma referência ao painço, um grão cultivado na China há milênios e parte importante da cultura local. “A combinação pode ser traduzida como ‘arroz pequeno’, já que a Xiaomi começou como uma startup fundada por um grupo de profissionais que cresceu rapidamente ao longo do tempo, com o objetivo de se tornar a melhor em tecnologia”, destacou a Xiaomi em contato com o Canaltech. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Além do significado literal, "Mi" também representa Mobile Internet e Mission Impossible, referências aos desafios e à ousadia enfrentados nos primeiros anos da empresa. Curiosidades no logotipo Fundada em abril de 2010 pelo empresário Lei Jun, a empresa chinesa, sediada em Pequim, também guarda curiosidades em seu tradicional logotipo, que à primeira vista parece apenas exibir as letras “Mi”. Contudo, se o símbolo for invertido, ele se assemelha ao caractere chinês 心 (xīn), que significa “coração” em mandarim — detalhe pensado para transmitir a proximidade da marca com seus clientes. Logo da Xiaomi invertido se assemelha ao caractere chinês 心 (xīn), que significa “coração” em mandarim (Montagem/Canaltech) Até mesmo a atualização do logotipo, apresentada em 2021, é carregada de significados técnicos e filosóficos. O antigo quadrado de ângulos retos foi substituído por uma forma quase circular — mais especificamente, uma superelipse. Segundo a Xiaomi, o novo formato transmite a ideia de agilidade. Para chegar ao desenho final, a equipe utilizou uma fórmula matemática que buscava alcançar um equilíbrio dinâmico visualmente agradável. “Comparado a um objeto de ângulos retos, um círculo é uma forma mais ágil, que é a representação perfeita da flexibilidade, perseverança e vontade de seguir em frente da Xiaomi”, explicou a empresa na época. A Logo That Feels "Alive"#InnovationForEveryone pic.twitter.com/oimhPHZohK — Xiaomi (@Xiaomi) March 30, 2021
Leia mais: É FALSO que Mark Zuckerberg vai deletar contas inativas de Instagram e Facebook É VERDADE que astronautas podem voltar mais altos do espaço; veja o quanto em cm É FALSO que o micro-ondas altera as moléculas dos alimentos e causa câncer VÍDEO | POR QUE ESSE TECLADO MECÂNICO DA XIAOMI ESTÁ FAZENDO SUCESSO? Leia a matéria no Canaltech.