Venezuela diz ter sido alvo de ataque militar dos EUA durante a madrugada

 

Fonte:


O governo da Venezuela afirmou que o país foi alvo de um ataque militar dos Estados Unidos nesta madrugada. Segundo um comunicado oficial, as ações ocorreram em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

Ainda de acordo com o governo venezuelano, o objetivo da ação americana seria assumir o controle das reservas de petróleo e minerais do país.

Diversas áreas da cidade ficaram sem energia após as explosões.

Uma autoridade venezuelana afirmou que o governo convocou todas as forças sociais e políticas a ativar planos de mobilização.

Em uma rede social, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que a Venezuela está sendo alvo de um bombardeio com mísseis. Ele solicitou uma reunião urgente da ONU da Organização dos Estados Americanos para discutir os ataques.

Mais cedo, a rede americana CBS News informou, com base em fontes na Casa Branca, que o presidente Donald Trump ordenou ataques contra a Venezuela. Entre os alvos estariam estruturas militares.

Os episódios ocorrem em meio à escalada de tensões entre Venezuela e Estados Unidos.

Na semana passada, Trump afirmou que forças americanas realizaram o primeiro ataque em solo venezuelano para destruir um pequeno porto que, segundo ele, seria usado pelo narcotráfico.