Uma conferência realizada em Roma nesta semana examinou como a Igreja enfrentou regimes totalitários no século 20. A conferência "A Santa Sé Diante dos Sistemas Totalitários no Século 20: Novas Perspectivas e Direções de Pesquisa" foi realizada na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma de 28 a 29 de outubro.
Durante os dois dias, estudiosos discutiram como o Vaticano respondeu a governos opressores, particularmente desde a época do Papa Pio XII até o Concílio Vaticano II. O Instituto da Memória Nacional – Comissão para a Perseguição de Crimes contra a Nação Polonesa e o Pontifício Comitê de Ciências Históricas, que organizaram o evento, também apresentaram uma nova exposição na Gregoriana sobre as celebrações de 1966 do milésimo aniversário do Batismo da Polônia em 966.
Conforme relatado pela Vatican News, a conferência foi aberta com um discurso principal do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que alertou as nações contra se afirmarem no lugar de Deus. "[O totalitarismo] surge da tentação humana de querer 'ser como Deus', de controlar como a humanidade vive e pensa, e de impor suas próprias convicções ideológicas sobre ela", disse Parolin.
Ele também criticou a tendência dos países de elevar o Estado e certas construções no lugar da religião. "Ao elevar a classe social, a raça ou o Estado ao altar no lugar de Deus, [os regimes totalitários] sacralizaram seus conceitos ideológicos e criaram religiões políticas, com suas próprias 'liturgias', profetas, mártires e normas éticas", acrescentou Parolin.
Entre os tópicos discutidos na conferência estava a posição da Santa Sé sob o Venerável Pio XII em relação à Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o Holocausto. Parolin sustentou que Pio XII condenou as guerras de uma forma "que não provocaria perseguição ainda maior" e que ele demonstrou "uma diplomacia da caridade em escala sem precedentes".
Outros participantes da conferência descreveram a posição da Igreja durante este período como "sustentável". "Eu diria que a Igreja, e a Santa Sé em particular, fez o que considerou possível e sustentável durante os períodos que discutimos, assim como faz hoje", disse o Padre Nicola Spinato, um teólogo de Pádua, Itália.
"A Santa Sé e a Igreja não são simplesmente atores políticos competindo dentro da arena política. Seu papel é pastoral e eclesial", acrescentou Spinato.
Durante a conferência, vários participantes apresentaram sobre a influência do Concílio Vaticano II na resistência vocal da Santa Sé aos regimes totalitários. Spinato apresentou sobre como a Igreja, por meio do concílio, formulou sua oposição ao racismo e a todas as formas de discriminação.
"O confronto com o totalitarismo e o racismo do século 20 contribuiu para o desenvolvimento do ensino social da Igreja", disse Spinato. Outros observaram a influência de São João Paulo II na diplomacia vaticana, particularmente na Polônia e na América Latina.
"João Paulo II interveio ativamente para acabar com ditaduras e para promover o retorno à democracia. De 1º a 6 de abril de 1987, ele visitou o Chile — uma viagem que mudaria a história do país", disse Gianni La Bella, membro do Pontifício Comitê de Ciências Históricas.
"Após as peregrinações de João Paulo à Polônia em 1983 e 1987, começaram os esforços para superar a crise. Sua influência e as leis que garantiam a liberdade religiosa abriram caminho para que a Polônia e a Santa Sé restaurassem relações diplomáticas plenas em 17 de julho de 1989", disse o Padre Albert Warso, professor da Universidade Católica João Paulo II de Lublin.
©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão.
Original em inglês: Rome conference asks whether the Church did enough to resist totalitarian regimes Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Gazeta do Povo (Mundo)