Vasco perde a quarta seguida no Brasileiro, é superado pelo Grêmio na tabela e vê Z4 se aproximar
Depois de quatro vitórias seguidas, o Vasco perdeu o seu quarto jogo consecutivo no Brasileiro e virou de vez a chave da má fase a quatro rodadas do fim.
Contra o Grêmio, fora de casa, a equipe carioca sofreu nova derrota, desta vez por 2 a 0, gols de Carlos Vinicius e Amuzu, e inverteu a posição na tabela com os gaúchos, agora na 12° colocação.
Para piorar o cenário do Vasco, que alimenta pouca esperança de uma vaga na Libertadores, a sequência final nos pontos corridos tem Bahia, Inter, Mirassol e Atlético-MG pela frente, com seis pontos de diferença para a zona de rebaixamento .
Jardim evita o pior
A possibilidade de reação diante do Grêmio não esteve nem próxima de acontecer. Diante de alguns desfalques, Cuesta e Andres Gomez, convocados, e Paulo Henrique, suspenso, o Vasco sofreu.
Foi amassado no primeiro tempo, com um total de 13 finalizações do Grêmio, e viu o goleiro Léo Jardim evitar o pior, em contraponto a um ataque improdutivo e um meio-campo pouco criativo.
Diniz decidiu recuar o volante Hugo Moura, ao lado de Robert Renan. Vegetti entrou na vaga de Andrés Gómez, e com isso Rayan, que vinha atuando centralizado, foi para a ponta. Não deu certo.
A saída de bola, que em outros jogos foi um ponto de segurança, foi pressionada pelo Grêmio, que começou com alta intensidade e exigindo boa defesa de Léo Jardim.
Na lateral direita, Puma Rodríguez — que esteve com a seleção uruguaia, mas conseguiu voltar a tempo — ficou com a vaga de Paulo Henrique, mas esteve mal, e não foi uma boa saída.
Acuado, o Vasco tentou sobreviver à pressão. Mas ela veio maior no segundo tempo. Sem Barros e Coutinho em noite inspirada, a defesa sucumbiu.
Carlos Vinicius faz a diferença. Vegetti e Rayan tentam, em vão
No começo do segundo tempo, depois de uma saída equivocada, a bola foi levantada na área vascaína, Carlos Vinicius teve toda categoria para girar e finalizar no canto.
O Vasco tentou tirar forças de onde não tinha para empatar no segundo tempo, com Rayan mais protagonista. O atacante foi ao fundo e cruzou para Vegetti, que errou o alvo.
Depois, o mesmo Rayan carregou para o meio e chutou de longa distância. Mas Volpi pegou. Diniz tentou novas soluções, como David e Thiago Mendes nas vagas de Nuno e Barros.
Mas o Grêmio se defendia e atacava melhor. Agora em contra-ataque, veio o golpe fatal. Dodi deu bom passe para Amuzu, que esticou e tocou com categoria no canto direito de Léo Jardim.
