Vasco leva goleada do Atlético-MG, mas garante vaga ao menos na Sul-Americana; agora pensa na Copa do Brasil

 

Fonte:


Apostando todas as fichas nas semifinais da Copa do Brasil, o Vasco levou um time alternativo para enfrentar o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. E sem entrosamento em campo, os visitantes foram presa fácil para os mandantes, que fizeram 5 a 0 com facilidade, passaram o adversário na tabela, chegando ao 13º lugar, e se classificaram para o torneio intercontinental de 2026. Os gols foram de Junior Alonso, Hulk, dois do Dudu e um contra de Victor Luis.

Mas apesar de ficar no 14° lugar, um abaixo da zona de classificação da Sul-Americana, o Vasco garantiu vaga na competição continental. Isso porque a Copa do Brasil mexerá na lista de classificados: se o cruz-maltino for campeão, o time vai para a Libertadores. Se Fluminense, Cruzeiro ou Corinthians — todos acima do time carioca na classificação do Brasileiro— vencerem, o São Paulo (8° lugar, atualmente na Sul-Americana) ganha vaga na Pré-Libertadores e o Vasco, na Sul-Americana.

A derrota só não é mais doída porque o Vasco irá com o melhor que tem à disposição para enfrentar o Fluminense na próxima quinta-feira e domingo, na Copa do Brasil. Caso passe de fase, a final será com o vencedor entre Cruzeiro e Corinthians.

O jogo

Hulk comemorando o gol contra o Vasco

Pedro Souza / Atlético

Fernando Diniz tentou espelhar a formação 3-4-3 do galo, mas a equipe adversária se sobressaiu nas jogadas ensaiadas e trocas de passe, deixando o sistema defensivo dos visitantes exposto principalmente nas viradas de bola, que sempre encontravam algum atacante livre.

Já no início da partida, Hulk passou perto de abrir o placar ao acertar o travessão de cabeça, em um cruzamento de Guilherme Arana. A equipe atacou bastante pela esquerda. Mas quem abriu o placar foi o zagueiro Junior Alonso, aos 18 minutos. Primeiro Igor Gomes chutou de fora da área, na sobra de um escanteio. A bola rebateu na zaga e ficou com Rony, que parou no goleiro Fuzato, mas passou o rebote para o paraguaio, que só empurrou ao gol.

Pressionados pelos mandantes, a primeira finalização cruz-maltina ocorreu somente aos 26 minutos, com Matheus França arriscando de fora da área, mas passando longe do gol. O que parecia um início de reação, foi logo esfriado pela expulsão de Hugo Moura. O jogador pisou duramente no calcanhar de Dudu e recebeu um cartão amarelo, no entanto, em revisão no VAR, o juiz aplicou o cartão vermelho direto.

Na cobrança de falta, para piorar o lado dos visitantes, Hulk relembrou os tempos áureos e acertou uma bomba da intermediária, no canto de Fuzato, que desafiou o atacante colocando apenas um homem na barreira.

Com o gol, Diniz tirou o Centroavante Vegetti para adicionar o lateral-esquerdo Leandrinho, fechando uma linha de quatro defensores. O jogador deixou o campo frustrado. Quando se sentou no banco de reservas, arremessou suas chuteiras no chão.

A volta do intervalo foi com um galo ainda mais intenso e um Vasco seguindo a mesma toada da primeira etapa e isso rendeu mais um gol aos mandantes. Em jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo, Dudu tabelou com Hulk e saiu na cara com Fuzato. O meia-atacante tocou com classe para o fundo do gol.

Com o jogo já resolvido, o atlético passou a apenas trabalhar a bola até encontrar uma brecha. E aconteceu aos 23 minutos do segundo tempo. Após minutos com passes laterais e sem sofrer pressão, o time achou um espaço pela ponta direita com Igor Gomes, que cruzou para a área e encontrou Dudu. O jogador, desta vez deu um forte chute para o gol. Ampliando ainda mais o placar.

O fim melancólico do Vasco no torneio foi com um gol contra. Após Arana finalizar ao gol, Hulk desviou e a bola também bateu em Victor Luis.