Vacina contra a dengue: São Paulo inicia campanha com Butantan-DV em todos os municípios na segunda-feira

 

Fonte:


O Governo de São Paulo inicia na próxima segunda-feira, dia 9, a campanha de vacinação contra a dengue com aplicação da Butantan-DV. Todos os 645 municípios paulistas vão receber doses que nesta primeira etapa serão destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal. O imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, que tem sede em São Paulo, é o primeiro do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

Butantan-DV: um marco da saúde pública brasileira que muda o combate à dengue no mundo

Avanço na medicina: ‘Tudo que estamos fazendo é para sonhar com autossuficiência brasileira’, diz diretor do Butantan

Para esta fase, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pelo repasse das vacinas para os estados, enviou 99 mil doses para São Paulo. Segundo o governo estadual, a estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica — entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias — sejam imunizados ao longo da ação.

Com a tecnologia diferenciada, a Butantan-DV permite a imunização mais rápida da população, redução de custos e simplificação da logística de aplicação em campanhas de grande escala. Além de esses fatores representarem um avanço relevante no combate à doença, pode contribuir diretamente para a redução de casos graves. Esse avanço foi conquistado com anos de pesquisa e inovação científica.

A estratégia foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, em parceria com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) de todas as regiões do Estado, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o Ministério da Saúde. Nesta semana, a Pasta promoveu a primeira reunião técnica com os GVEs, além de capacitações para a rede organizar a campanha.

Vacina contra dengue: como funciona o imunizante produzido pelo Butantan

Após o repasse do PNI, a distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.

Município-piloto em SP

Em São Paulo, Botucatu foi escolhida como um dos municípios-piloto da vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, junto a Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), como parte da estratégia nacional de imunização, com monitoramento técnico e científico.

A cidade foi selecionada pela estrutura da rede de saúde e pela experiência em campanhas de vacinação em larga escala, além da circulação recente do sorotipo DENV-3, destaca o Governo de São Paulo. A primeira ação foi realizada em 18 de janeiro, com doses destinadas à população em geral, com idade entre 15 a 59 anos.

Vacinação avança

Segundo o Governo Federal, em 2024, o Brasil se tornou o primeiro país a ofertar vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o imunizante de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em 2025, os casos de dengue no país caíram 74% em relação ao ano anterior. Mesmo com a redução, é necessário manter as ações de combate ao Aedes aegypti em todo o território nacional.

Neste ano, até o dia 5 de fevereiro, o estado de São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito. Em 2025, já foram confirmados 882.884 casos e 1.124 óbitos no território paulista, reforçando a importância da ampliação das estratégias de prevenção e imunização, destaca o governo.