
Unreal Engine 5: de quem é a culpa pelos jogos mal otimizados? CEO responde

A Unreal Engine 5 tem sido alvo de críticas por apresentar problemas de performance em jogos para PC e consoles. Contudo, durante a Unreal Fest Seoul, que aconteceu na capital da Coreia do Sul nos dias 25 e 26 de agosto, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, atribuiu a polêmica à maneira como os desenvolvedores produzem seus jogos. Quanto custa montar um PC para jogar Metal Gear Solid Delta: Snake Eater? 6 jogos de PC mais pesados da história Para o executivo, a principal causa dos problemas é a ordem das etapas de desenvolvimento. Em entrevista à imprensa, Sweeney comentou que muitos estúdios desenvolvem os jogos com foco em hardware de ponta e deixam a otimização para máquinas mais modestas para o final do ciclo de produção. “O ideal seria que a otimização começasse cedo — antes da produção completa de conteúdo”, afirmou o CEO. A polêmica sobre o desempenho de jogos no motor gráfico ganhou força recentemente com as críticas direcionadas a Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, que foi lançado em acesso antecipado na última terça-feira (26). Muitos jogadores atribuíram os problemas de performance à Unreal Engine 5. Diante disso, a Epic Games pretende lançar duas frentes para tratar da questão. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A primeira delas será para reforçar o suporte da Unreal Engine, incluindo recursos de otimização automatizada para múltiplos dispositivos. A segunda visa fortalecer a orientação aos desenvolvedores, frisando que a otimização deve ser uma etapa inicial no processo e que estúdios e equipes de motores gráficos precisam trabalhar em conjunto. Unreal Engine 5 foi criticada por conta do desempenho de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater (Divulgação/Konami) “Os jogos estão muito mais complexos do que há 10 anos, o que torna impossível resolver tudo apenas no nível do motor gráfico”, pontuou Sweeney. Estúdios migram jogos para a Unreal Engine 5 Apesar dos problemas associados à Unreal Engine 5, cada vez mais produtoras estão migrando seus projetos para o motor gráfico. É o caso da Halo Studios, por exemplo, que abandonou o motor Slipspace para trabalhar na franquia de FPS com a tecnologia da Epic Games. Leia também no Canaltech: Epic Games revela Unreal Engine 6 e promete prévia para até 2028 Dá para usar duas placas de vídeo no PC? Mais potente que PS5 Pro: Xbox Magnus focará em gameplay em 4K a 120 FPS Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025? Leia a matéria no Canaltech.