União Brasil expulsa ministro Celso Sabino por se manter no governo
A direção do União Brasil decidiu, nesta segunda-feira, expulsar o ministro Celso Sabino dos quadros do partido. A decisão ocorreu após reunião da sigla. O titular do Turismo é acusado de desrespeitar um ultimato da legenda ao permanecer com cargo na Esplanada dos Ministérios.
Após abandonar a base do governo, o União Brasil decidiu que filiados teriam que deixar todos os cargos até o dia 19 de setembro. Naquele momento, o partido afirmou que o descumprimento seria considerado infidelidade partidária.
Sabino chegou a afirmar que deixaria o governo após a COP-30, mas permaneceu no Ministério do Turismo e vem participando de agendas oficiais com Lula.
Como Sabino é presidente do partido no Pará, a Comissão Executiva Nacional deliberou pela intervenção no diretório estadual, que passa a ser presidido por uma comissão executiva interventora.
Pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expulsão não deverá levar Sabino a perder o mandato como deputado federal. Ele deverá se filiar a outro partido para concorrer ao Senado.
