
Um foguete ainda maior | O que vem por aí na Starship, da SpaceX, após o Voo 11

O 11º voo de teste da Starship foi realizado com sucesso no dia 13 de setembro e marcou a última viagem da Versão 2 (V2) da nave da SpaceX. Agora, a companhia prepara um foguete ainda maior para as próximas decolagens rumo ao espaço. Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026 De acordo com comunicado divulgado pela empresa de Elon Musk, o foco agora é a próxima geração do primeiro estágio — o propulsor Super Heavy — e do estágio superior da nave, conhecido como Ship. “Esta próxima iteração será usada para os primeiros voos orbitais da Starship, missões operacionais de carga útil, transferência de propelente e muito mais, à medida que avançamos para um veículo totalmente e rapidamente reutilizável, com serviço para a órbita da Terra, a Lua, Marte e além”, destacou a SpaceX. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Uma versão ainda maior da nave Uma das mudanças para a próxima geração da Starship diz respeito ao tamanho. A V2 da nave conta com 121 metros de altura somando os dois estágios. De acordo com o que disse Elon Musk em maio de 2025, a Versão 3 (V3) deve chegar a 124,4 metros de altura no total. Além disso, devem ocorrer outras alterações na nave, como a adoção do motor Raptor 3, versão mais atualizada e potente do sistema de propulsão que alimenta ambos os estágios da Starship. Durante o webcast do 11º voo de teste, Dan Huot, porta-voz da SpaceX, afirmou que a V3 também contará com atualizações de armazenamento de energia e diversas mudanças na aviônica — sistemas eletrônicos responsáveis por navegação, controle de voo, comunicação e monitoramento de bordo. Versão 3 da Starship deve ter 124,4 metros de altura (Divulgação/SpaceX) Transferência de combustível no espaço “Uma coisa notável que vocês começarão a ver do lado de fora são esses novos adaptadores de atracação, que usaremos quando juntarmos duas Starships para transferência de propelente”, explicou Huot, destacando que o sistema será testado já em 2026. Esse mecanismo é crucial para as missões à Lua e Marte que estão no radar da SpaceX. Isso porque os estágios superiores da nave serão lançados com pouco combustível, a fim de economizar massa e permitir o envio de maiores quantidades de carga útil. Assim, esses estágios superiores deverão ser reabastecidos na órbita da Terra durante a viagem. Alterações no Super Heavy A próxima geração do Super Heavy contará também com um novo tubo de transferência de combustível, uma estrutura metálica que canaliza metano líquido criogênico e oxigênio líquido para os motores Raptor do propulsor. “Os novos propulsores também terão um estágio quente integrado, muito mais área de ventilação e serão projetados para serem totalmente reutilizáveis”, explicou Huot durante a transmissão. O “estágio quente” ao qual o porta-voz se refere marca o ponto de junção entre o Super Heavy e o Ship, o estágio superior. O novo propulsor também terá três aletas de grade, em vez das quatro da versão anterior. Essas estruturas ajudam o primeiro estágio a retornar à Terra para pousos precisos. “Mas elas são 50% maiores — muito mais resistentes. Também serão usadas para içar e prender os veículos”, disse Huot. Atualizações na infraestrutura de lançamento Os próximos voos da Starship também contarão com mudanças na infraestrutura de lançamento. Uma delas envolve o içamento e a captura dos estágios da nave, que serão realizados pelos braços de “haste” da torre de lançamento da Starship. Além disso, haverá um novo suporte de lançamento para o foguete da SpaceX. Até agora, todos os 11 voos de teste decolaram do Orbital Launch Mount 1, na Starbase, no Texas (EUA) — plataforma que ficará inativa durante uma reforma para acomodar a V3. “Entre muitas outras coisas, estamos instalando um novo suporte de lançamento orbital, um novo sistema de trincheira de chamas e atualizando os ‘pauzinhos’ para futuras capturas”, disse Jake Berkowitz, engenheiro-chefe de propulsão da SpaceX, durante o webcast do dia 13 de setembro. Segundo Berkowitz, até que a reforma seja concluída, os lançamentos da Starship serão realizados a partir da Plataforma 2, que estará pronta para uso em breve. Plataforma de lançamento da Starship será atualizada para os próximos voos (Divulgação/SpaceX) A expectativa da SpaceX é de que a V3 e toda a nova infraestrutura estejam prontas para viabilizar a viagem a Marte em 2026. Em 2027, a previsão é de que seja lançada a Versão 4 da Starship, com 142 metros de altura e 42 motores Raptor no propulsor. Nesse mesmo ano, o estágio superior da nave deve ser usado pela NASA para levar astronautas à Lua, no âmbito da missão Artemis III. Leia mais: Tartarugas e nudistas terão que se mudar... SpaceX quer lançamentos na Flórida SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5 Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA Leia a matéria no Canaltech.