UE vai fazer uma investigação antitruste na Meta por uso de IA no WhatsApp, diz jornal

 

Fonte:


A União Europeia vai realizar uma nova investigação antitruste contra a Meta, dona das redes sociais como Facebook e Instagram. O motivo é a implementação de recursos de IA no WhatsApp (outro aplicativo do grupo).

A informação, divulgada pelo jornal Financial Times, destaca que a comissão deve iniciar em 2026 buscando compreender de que forma o sistema inteligência artificial se integrou a forma da Meta.

A Meta AI, um chatbot e assistente virtual, está integrada ao WhatsApp desde março de 2025 em todos os mercados europeus.

Em julho, o órgão antitruste da Itália começou a investigar a Meta, alegando que teria utilizado sua posição dominante para integrar uma ferramenta de inteligência artificial ao WhatsApp. Essa análise do órgão foi ampliada em novembro para apurar se a Meta teria abusado ainda mais de sua posição dominante ao bloquear chatbots de IA concorrentes na plataforma de mensagens.

Agora, essa apuração irá para uma forma acima, já na União Europeia.

A expectativa é que a comissão anuncie a investigação nos próximos dias. Segundo Financial Times, essa investigação será conduzida sob as regras antitruste tradicionais, e não sob a Lei dos Mercados Digitais da UE, a legislação emblemática do bloco atualmente usada para analisar a Amazon e a Microsoft.

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Frederick Florin / AFP

A Comissão Europeia e a Meta não responderam a reportagem.