Uber permite que passageiras escolham viagens só com mulheres motoristas

 

Fonte:


Plataforma começou projeto em em três formatos em sete cidades do Brasil; ainda não há previsão de chegada do recurso a capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa de transporte por aplicativo Uber anunciou o início de um projeto piloto com uma funcionalidade que vai permitir que usuárias possam solicitar viagens com motoristas do mesmo gênero.

A ferramenta ‘Mulheres Motoristas’ terá três formatos diferentes e começa a funcionar gradativamente em sete cidades do país.

O anúncio aconteceu durante evento realizado em São Paulo. Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, explicou que os modelos diferentes foram pensados diante de um desafio de aumentar a base de motoristas mulheres, que hoje é de apenas 8%, num universo de um milhão e meio de motoristas parceiros no país.

"A ideia é exatamente equilibrar. Trazer essa eficiência para a plataforma. Então, equilibrar a oferta, que ainda é um pouco limitada, que são uns 8% da base de motoristas, com a demanda. Então, quando a gente faz, por exemplo, o reserve, o reserve, exatamente por ter pelo menos uns 30 minutos de antecedência, ele dá um tempo para que a motorista se programe e se organize. Quando a gente faz a preferência para o Uber Mulheres, que faz na configuração, o que a gente faz é tentar priorizar que aconteça esse pareamento entre usuárias e motoristas."

No ‘Reserva Mulheres’, a usuária seleciona no aplicativo a opção para agendar viagens com a antecedência mínima de 30 minutos.

No caso de uma viagem mais urgente, há outra opção para solicitar viagem imediata. Ao selecionar essa opção, o app tentará parear a viagem com uma motorista mulher. Se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo perguntará à usuária se ela deseja continuar aguardando ou se prefere redirecionar a viagem para o motorista mais próximo.

Num terceiro recurso, as usuárias poderão ativar a preferência por uma motorista mulher nas configurações de Perfil/Preferências de Viagem. Com esta opção ativa, o aplicativo priorizará uma motorista mulher na solicitação das viagens de Uber X, mas não garante que essa viagem será necessariamente feita por uma motorista.

A opção de viagem de usuárias com motoristas mulheres estará disponível neste projeto piloto nas capitais Curitiba e Campo Grande, além das cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Piracicaba, no interior de São Paulo. Uberlândia, em Minas Gerais, completa a lista.

Não há data para lançamento ainda em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram o maior número de usuárias.