Trump quer fechar acordo sobre armas nucleares com Irã até março senão 'será muito dramático'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou a repórteres na Casa Branca que o acordo com o Irã sobre armas nucleares até março porque 'precisa ser fechado rapidamente'.
De acordo com ele, caso isso não ocorra, a situação 'será muito dramática'.
'Se o acordo não for justo e vantajoso para o Irã, acho que será um período muito difícil para eles', acrescentou nessa quinta-feira (12).
Em uma declaração nesta sexta-feira (13), o secretário do Conselho de Defesa do Irã, Ali Shamkhani, declarou que as Forças Armadas do país estão em 'alerta máximo' e prontas para responder com força a qualquer ataque dirigido contra Teerã.
Em entrevista à Al Jazeera, ele acrescentou que qualquer 'erro de cálculo de qualquer um dos lados terá um custo muito alto'. Shamkhani ainda disse que Teerã está pronta para responder 'com força, decisão e proporcionalidade a qualquer ataque dirigido contra o Irã'.
A afirmação acontece no mesmo dia que o jornal The New York Times soltou uma reportagem dizendo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que o maior porta-aviões do mundo fosse até o Oriente Médio. O presidente segue avaliando uma ação militar contra os iranianos.
A movimentação do USS Gerald R. Ford elevará para dois o número de porta-aviões na região, em meio ao aumento da pressão de Trump sobre o Irã para que chegue a um acordo sobre seu programa nuclear.
O USS Abraham Lincoln chegou ao Oriente Médio há mais de duas semanas.
Trump afirma que aiatolá do Irã deveria estar 'muito preocupado'
Ali Khamenei, líder supremo do Irã.
KHAMENEI.IR / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma pressão contra o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Segundo ele afirmou, em entrevista à NBC News, ele deveria estar 'muito preocupado', sem dar muitos detalhes.
Na entrevista, o republicano deixou aberta uma solução diplomática. Apesar disso, seguiu com diversas ameaças, revelando que descobriu que o Irã vem tentando voltar a desenvolver armas nucleares após a destruição de três bases pelos EUA em 2025.
'Houve uma destruição total. Mas eles estavam pensando em abrir uma nova unidade em outra parte do país. Descobrimos isso. Eu disse: se vocês fizerem isso, vamos fazer coisas ruins com vocês'.
Trump ainda completou:
'Se não tivéssemos eliminado as armas nucleares, não haveria paz no Oriente Médio, porque os países árabes jamais teriam conseguido. Eles tinham muito, muito medo do Irã. Agora não têm mais medo'.
