/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/F/l/BnxNb0RHesaqlwpLeCMA/site-template-grade-de-fotos-38-.png)
Trump fará 'o que for preciso' para defender EUA de 'gangues' da Venezuela, diz embaixador

O presidente Trump fará "o que for preciso" para defender os Estados Unidos das gangues terroristas de drogas sediadas na Venezuela, prometeu o embaixador das Nações Unidas, Mike Waltz, na quinta-feira.
Waltz redobrou a aposta depois que Trump revelou que havia autorizado a CIA a começar a se envolver em operações clandestinas contra o governo na Venezuela, enquanto ele leva adiante sua repressão ao narcotráfico.
“Essas são gangues terroristas designadas”, disse Waltz ao programa “Fox & Friends”, da Fox News.
“O presidente Trump fará o que for preciso e usará todas as ferramentas disponíveis da comunidade de inteligência, do Departamento de Guerra e, claro, diplomaticamente, para defender a soberania dos EUA contra ações que estão matando ativamente os americanos.”
Isso aconteceu depois que Trump confirmou na quarta-feira suas ordens secretas da CIA e disse que estava avaliando se deveria começar a atacar cartéis de drogas venezuelanos em terra, depois de já ter eliminado cerca de meia dúzia de embarcações de contrabando de drogas no mar.
Enquanto isso, Waltz rejeitou as queixas da Venezuela à ONU de que o governo Trump estaria violando o direito internacional após os recentes ataques marítimos.
“A Venezuela pode trazer o que quiser para a ONU”, disse Waltz.
“Você sabe que também faz parte da ONU, é o artigo 51 da Carta da ONU que permite que um país se defenda, e é isso que o Presidente Trump está fazendo. Ele vai fazer isso.”