Trump e Zelensky devem negociar apoio militar e financeiro dos EUA à Ucrânia em encontro nesta sexta (17)
Reunião entre os presidentes dos EUA e Ucrânia ocorre nesta sexta (17), às 14hrs, na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontra nesta sexta-feira (17) com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, às 14h, pelo horário de Brasília. A reunião em Washington deve tratar principalmente do apoio militar e financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia e das negociações por um cessar-fogo com a Rússia.
Entre os pontos em discussão, o líder ucraniano busca o fornecimento de mísseis americanos de longo alcance. Com armamento, a Ucrânia seria capaz de atingir alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância, o que colocaria Moscou e São Petersburgo ao alcance da Ucrânia.
Às vésperas do encontro com Zelensky, Trump afirmou que pode se reunir também com o presidente russo, Vladimir Putin, nas próximas duas semanas, em Budapeste. Os dois conversaram por telefone por cerca de duas horas, numa ligação que o republicano classificou como “produtiva”.
O tom conciliatório de Trump após o diálogo com Putin reacendeu temores na Europa que o possível acordo favoreça Moscou.
Fontes da Casa Branca afirmam que o presidente americano — que fez campanha, sem sucesso, para o Prêmio Nobel da Paz — está ansioso para ampliar a lista de espera conflitos nos quais busca protagonismo em negociações de cessar-fogo.
Enquanto isso, sem qualquer sinal de paz ou avanço nas negociações, Rússia e Ucrânia aumentaram os ataques mútuos contra sistemas de energia e há relatos de drones e jatos russos se desviando para o espaço aéreo de países da OTAN.
