Trump diz que tentará iniciar segunda fase de plano de paz para Gaza 'o mais rápido possível'
O presidente Donald Trump disse hoje que tentará iniciar a segunda fase do plano de paz para Gaza "o mais rápido possível". O americano está recebendo o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida.
Mais de dois meses após a viagem de Trump ao Egito para assinar o acordo de paz em Gaza, pontos cruciais do acordo permanecem indefinidos, enquanto Israel reforça seu controle militar na região.
A segunda fase do acordo inclui, por exemplo, o desarmamento do Hamas, o início da reconstrução do local e o estabelecimento de um governo pós-guerra. No centro do novo plano para administrar Gaza está a criação do chamado “Conselho de Paz”, que será liderado por Trump e outros chefes de estado.
Trump e Netanyahu falaram com a imprensa antes de se reunirem. Segundo a imprensa americana, é esperado durante o encontro de hoje que Netanyahu pressione Trump a adotar medidas mais agressivas contra os inimigos de Israel, mas o presidente americano tem demonstrado cautela em relação a algumas ações israelenses.
Desde que Israel e o Hamas concordaram em implementar a primeira fase do plano de cessar-fogo do presidente Donald Trump, em outubro, centenas de pessoas morreram na Faixa de Gaza.
Segundo o Ministério da Saúde palestino, quase 400 palestinos foram mortos pelas forças armadas israelenses no enclave neste período.
