Trump diz que pode mudar sedes da Copa do Mundo de 2026, mas cita violência em Chicago, que não receberá jogos

 

Fonte:


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira, que cogita a possibilidades de mudar algumas das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2026. Quando perguntado sobre o tema, a justificativa do republicano para eventual mudança seria a falta de segurança em algumas cidades.

Veja fotos e vídeos: temporais e inundações paralisam cidade que receberá Copa do Mundo de 2026, no México

Leia também: Trump e Infantino anunciam data e local de sorteio da Copa do Mundo de 2026; confira

Copa do Mundo 2026: veja todas as seleções classificadas

— É uma pergunta interessante, mas vamos garantir que [os torcedores] estejam seguros. [alguns locais] São geridos por lunáticos de esquerda que não sabem o que estão fazendo. A segurança está garantida para a Copa do Mundo. Se eu achar que não, iremos transferir jogos para outras cidades — disse o presidente americano durante uma coletiva no Salão Oval da Casa Branca.

Com menos de um ano para a abertura da Copa do Mundo, o jogo de abertura da competição acontece no dia 11 de junho de 2026. O torneio será realizado entre Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, novo formato adotado pela Fifa e a seleção brasileira está garantida na competição.

— Se acharmos que uma cidade será, mesmo que só um pouco, insegura para a Copa do Mundo ou para os Jogos Olímpicos [em Los Angeles em 2028], mas especialmente para a Copa do Mundo, porque a competição está espalhada por muitas cidades, não deixaremos que os jogos aconteçam e faremos alterações — prosseguiu Trump, mas citando estatísticas de crime em Chicago, cidade que não receberá jogos da competição.

Galerias Relacionadas

Maple, Zayu e Clutch

Faltando cerca de nove meses da Copa do Mundo de 2026, a Fifa divulgou os mascotes que representarão os países-sede do evento. O alce Maple representa o Canadá, o jaguar Zayu simboliza o México e uma águia careca foi escolhida como símbolo dos Estados Unidos.

A Fifa atribuiu posições aos mascotes. O alce Maple é um "artista apaixonado pelo estilo das ruas, entusiasta de música e um goleiro dedicado", que encontrou seu propósito através de "criatividade, resiliência e individualidade sem ressalvas".

Maple, Zayu e Clutch, os mascotes da Copa do Mundo de 2026

Divulgação/Fifa

O jaguar Zayu é uma homenagem á "herança rica e espírito vibrante" do México, um atacante que é "um símbolo de celebração cultural e conexão, carregando o coração do México com orgulho", através de elementos culturais como música e dança. Já Clutch, a águia-careca, joga no meio de campo, "unindo pessoas por onde vai e provando que o verdadeiro voo é repleto de propósito, paixão e brincadeira".

Os mascotes também farão parte do universo de games da entidade: em 2026, será lançado o Fifa Heroes, um jogo eletrônico que reunirá lendas do futebol e personagens fictícios em um estilo de fliperama e terá suporte para sistemas operacionais de celulares e tablets (Android e iOS) e de consoles (Nintendo Switch, PlayStation e Xbox). Além disso, será possível selecionar o trio no jogo FIFA Super League Soccer, através do Roblox.