Trump diz que derrota no Nobel justifica invasão à Groenlândia

 

Fonte:


O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar a tensão diplomática com a Europa ao relacionar as ameaças de tentar assumir o controle da Groenlândia ao fato de não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz. Em uma carta enviada ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, Trump afirmou que não se sente mais obrigado a pensar na paz porque o Comitê Nobel norueguês não lhe concedeu o prêmio.

Na mensagem, Trump citou diretamente as pressões e ameaças em relação à Groenlândia como consequência dessa frustração. Em resposta, o primeiro-ministro norueguês divulgou um comunicado afirmando que explicou claramente ao ex-presidente que o Nobel da Paz é concedido por um comitê independente, e não pelo governo da Noruega.

Diante da escalada de tensões, a União Europeia anunciou que vai realizar uma reunião nesta quinta-feira (22) para discutir a situação envolvendo a Groenlândia e as ameaças feitas por Trump. O encontro ocorre depois de o ex-presidente afirmar que pretende impor tarifas a países europeus que se oponham à tentativa de anexação da ilha.

A Groenlândia é um território autônomo sob soberania da Dinamarca, país que integra a União Europeia. No sábado, Trump anunciou que pretende aplicar uma tarifa de 10% a oito países da Europa a partir de 1º de fevereiro, caso não concordem com seu plano. Segundo ele, essa tarifa pode subir para 25% a partir de 1º de junho se a oposição continuar.

No domingo, embaixadores dos 27 países-membros da União Europeia se reuniram em caráter emergencial para alinhar uma resposta conjunta às ameaças. De acordo com informações da Reuters, o presidente francês Emmanuel Macron defendeu que o bloco acione um instrumento conhecido como “bazuca comercial”, que poderia bloquear o acesso de produtos americanos aos mercados europeus.

Esse plano de contingência em estudo prevê inclusive um pacote de tarifas de retaliação contra produtos dos Estados Unidos, com impacto financeiro estimado em 93 bilhões de euros. Nesta segunda-feira, o ministro de Finanças da França, Roland Lescure, afirmou que vai convocar uma reunião com os países do G7 para discutir questões de comércio e soberania.

Também nesta segunda, Trump afirmou que a Dinamarca falhou em afastar a ameaça russa da Groenlândia e que chegou a hora de isso ser feito, reforçando o tom das ameaças envolvendo tarifas. Na semana passada, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia chegaram a enviar tropas para a Groenlândia para reforçar a segurança da ilha.