Trump anuncia que Venezuela comprará somente produtos 'feitos nos EUA' com dinheiro do petróleo
A Venezuela comprará apenas produtos fabricados nos Estados Unidos com o dinheiro recebido do petróleo vendido sob supervisão de Washington, anunciou o presidente americano, Donald Trump, nesta quarta-feira.
"Acabei de ser informado de que a Venezuela comprará somente produtos fabricados nos Estados Unidos com o dinheiro recebido do nosso novo acordo petrolífero", publicou Trump em sua plataforma, Truth Social.
"Essas compras incluirão, entre outras coisas, produtos agrícolas dos EUA e medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos fabricados nos EUA para melhorar a rede elétrica e as instalações de energia da Venezuela", afirmou.
Horas antes, o secretário de Energia, Chris Wright, afirmou que o governo Trump planeja controlar futuras vendas de petróleo venezuelano e manter os recursos arrecadados em contas nos Estados Unidos. A declaração é a mais clara até agora sobre a estratégia de Washington para levar o petróleo bruto do país ao mercado e administrar seu recurso mais valioso.
Wright, que falou em uma conferência do Goldman Sachs em Miami nesta quarta-feira, disse que, inicialmente, os barris viriam do petróleo que a Venezuela mantém armazenado, cujos estoques vêm aumentando em meio ao bloqueio dos EUA e ameaçam forçar a paralisação de parte da produção.
— Vamos simplesmente fazer esse petróleo voltar a circular e vendê-lo — anunciou Wright. — Vamos comercializar o petróleo que sai da Venezuela — primeiro esse petróleo estocado e represado e, depois, indefinidamente, venderemos a produção que sair da Venezuela.
