Trump afirma que encontrará líder supremo do Irã em algum momento e que os dois estão

Trump afirma que encontrará líder supremo do Irã em algum momento e que os dois estão 'se dando muito bem'

Fonte: Bandeira



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está se dando 'muito bem' com o líder supremo do Irã, o aiatolá Mojtaba Khamenei, e que provavelmente os dois se encontrarão pessoalmente em algum momento.

A afirmação ocorreu em entrevista ao jornal New York Post, destacando que Mojtaba, que ficou ferido, segundo o Irã, nos ataques dos EUA e de Israel, estava envolvido nas conversas.

'Acho que eles têm muito respeito por ele. Não tive o privilégio de conhecê-lo… Se você acredita nas histórias, ele está omitindo muitas partes do corpo', declarou.

A fala se refere ao fato de que o governo americano acredita que os ferimentos de Khamenei foram mais graves do que relatado pelos iranianos, com ele podendo inclusive ter perdido alguns membros do corpo, como perna ou braço.

Questionado sobre um possível encontro, Trump disse:

'Sim, eu gostaria de conhecê-lo. Adoraria conhecer todos. Gostaria de conhecê-lo e provavelmente nos encontraremos em algum momento, dependendo de como tudo se desenrolar'.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante fala com a imprensa.

Kent NISHIMURA / AFP

A afirmação surge no dia em que os Estados Unidos confirmaram ter realizado ataques para interceptar 'múltiplos mísseis balísticos e drones iranianos' na ilha de Qeshm.

Explosões foram ouvidas na ilha, que fica perto do Estreito de Ormuz, e foram relatadas pela mídia estatal iraniana.

Os EUA descreveram-nos como 'ataques de autodefesa' em resposta a 'tentativas de ataques do Irã em todo o Oriente Médio'.

'O Irã lançou vários mísseis balísticos em direção a países vizinhos da região; no entanto, todos falharam em atingir seus alvos pretendidos', afirmou um comunicado do Comando Central dos EUA.

'Dois mísseis iranianos disparados contra o Kuwait não atingiram o alvo ou se desintegraram durante a trajetória, e três mísseis lançados contra o Bahrein foram imediatamente interceptados pelas forças de defesa aérea dos EUA e do Bahrein'.

A nota acrescentou que nenhum membro da equipe americana ficou ferido.

Do outro lado, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou que os EUA pagarão um 'preço alto' por 'perturbar a segurança do Estreito de Ormuz'.

A guarda diz que, em resposta a esses ataques, que, segundo ela, tiveram como alvo uma torre de telecomunicações, realizou seus próprios ataques com mísseis e drones contra uma base aérea americana e uma unidade de helicópteros em 'um dos países da região' – aparentemente o Kuwait.

'Já tínhamos avisado que, se ocorresse agressão, a resposta seria diferente e mais severa, e agimos de acordo. Essas respostas devem servir de lição", acrescenta a Guarda Revolucionária Islâmica. Repetimos: perturbar a segurança do Estreito de Ormuz terá um preço alto para as forças militares invasoras dos EUA'.