Trem interoceânico descarrila no México e deixa 13 mortos e dezenas de feridos
O descarrilamento de um trem interoceânico neste domingo deixou 13 mortos e 98 feridos no México, na região de Nizanda, no estado de Oaxaca, informou a Marinha do país. É o segundo acidente nesta rede ferroviária em menos de um mês. Segundo o órgão, o acidente ocorreu na Linha Z, quando o trem — composto por duas locomotivas e quatro vagões, com 241 passageiros e nove tripulantes — sofreu o descarrilamento da locomotiva principal.
Véspera de Natal: Oito morrem e 19 ficam feridos em acidente de ônibus no México
Violência no Equador: Seis pessoas, incluindo um bebê, morrem em ataque armado em praia
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram vagões fora dos trilhos em uma área rural. O trem fazia a rota do chamado Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, que liga o Golfo do México ao Pacífico e costuma transportar carga e passageiros. A via foi inaugurada em 2023.
Trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), como parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico no sudeste do México.
Em nota, o Corredor Interoceânico afirmou que, desde os primeiros momentos após o acidente, foi prestado atendimento imediato aos passageiros, com apoio e coordenação das autoridades locais. Também estão em andamento os trabalhos de levantamento de informações técnicas e operacionais para apurar as circunstâncias do ocorrido.
