Trânsito no Brasil está mais poluído, mas culpa não é dos elétricos
Os carros elétricos estão cada vez mais presentes no trânsito brasileiro e, como não emitem CO² na atmosfera, são importantes para reduzir a poluição. O problema é que outros fatores não contribuíram tanto assim para a retração dos índices, conforme o último relatório do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários. Por que os freios duram mais em carros elétricos? Por que pneus de carros elétricos duram menos? Atualizado após um hiato de mais de uma década, o documento revelou que as emissões de dióxido de carbono na atmosfera cresceram cerca de 8% desde 2012. O número pode causar uma impressão errada, principalmente pelo aumento da porcentagem de carros elétricos e híbridos nas ruas, mas, na verdade, não têm nada a ver com a eletrificação da frota brasileira. De acordo com estudo feito pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e coordenado pelo ministério dos Transportes e Meio Ambiente, o cenário atual foi causado por algo classificado como “Efeito Rebote”. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Em termos simples, dá para dizer que os carros estão poluindo menos individualmente, graças à eletrificação, mas, como o número de veículos nas ruas aumentou exponencialmente (cerca de 71 milhões), o índice de poluição também cresceu. Pneus e freios: novos vilões da poluição O relatório não relaciona o aumento do número de veículos elétricos ao maior percentual de poluição no trânsito, tampouco os motores a combustão. Os novos vilões do ar puro são, na verdade, os freios e os pneus da frota em geral. Como o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) está mais exigente com os gases que saem dos escapamentos, o que tem agido como principal agente poluente é o desgaste dos pneus, além do maior uso dos freios. De acordo com o estudo, eles já são responsáveis por 50% da emissão de poluentes proveniente dos veículos. Diante desse novo cenário, as políticas públicas serão recalibradas. Segundo representantes do ministério dos Transportes e também da pasta do Meio Ambiente, a ideia agora é “transcender a eficiência do motor”, priorizar a logística, o uso de biocombustíveis e a eletrificação racional. Leia também: Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos? Nissan Kait: conheça o SUV que chega para rivalizar com Tera e Kardian Vídeo: Chegou a hora de comprar um carro elétrico? Leia a matéria no Canaltech.
